A Secretaria de Estado de Administração de Goiás, juntamente com a Diretoria Geral da Administração Penitenciária do estado divulgou o edital do aguardado concurso público que servirá para preencher 500 vagas (450 para homens e 50 vagas para mulheres) no cargo de Agente de Segurança Prisional de 3ª Classe (AGEPEN). Das 500 vagas abertas, 33 vagas ainda serão destinadas para as pessoas com deficiência.

É necessário, para o cargo, certificado ou diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. O salário do cargo é de R$ 4.891,25, por jornada de trabalho de 40 horas semanais, preferencialmente no regime de plantão.

Lotações

As oportunidades são para lotação na região Metropolitana - Goiânia e Aparecida de Goiânia, região Norte - Goianésia, região Sudeste - Caldas Novas, região Sudoeste - Rio Verde, região Noroeste - Itaberaí, região Nordeste - Formosa, região Centro Oeste - Palmeiras e Entorno de Brasília - Luziânia.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas das 8 horas do dia 29 de agosto até as 23h59min do dia 13 de outubro de 2019, exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.iades.com.br.

O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 120,00.

Etapas

O concurso público compreenderá várias etapas de avaliação, sendo:

- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório com 60 questões de conhecimentos gerais e específicos;

- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;

- Avaliação médica, de caráter eliminatório;

- Avaliação da equipe multiprofissional, de caráter eliminatório e exclusiva para os candidatos que se declararam com deficiência;

- Avaliação física, de caráter eliminatório;

- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;

- Investigação social, de caráter eliminatório;

Curso de formação

A prova objetiva terá 60 questões e duração de 4 horas. Serão 20 questões de conhecimentos gerais e 40 questões de conhecimentos Específicos. Na área de conhecimentos gerais serão cobrados conteúdos de Língua Portuguesa (10 questões); Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás (04), Raciocínio Lógico (03) e Ética no serviço público (03). Já na área de conhecimentos específicos a prova terá questões de Noções de Direito Constitucional (06), Noções de Direito Administrativo (06), Noções de Direito Penal (08), Noções de Direito Processual Penal (08), Lei de execução Penal (08) e Direitos Humanos (04).

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 24 de novembro no Distrito Federal e nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Itumbiara, Luziânia, Rio Verde e Uruaçu, nos locais e horários divulgados na data provável de 8 de novembro.

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 25 de novembro e os gabaritos definitivos saem no dia 17 de dezembro. Veja o edital completo aqui no site, fim da notícia.

Conteúdo Programático do concurso AGEPEN-GO

Língua Portuguesa - Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras. Emprego da acentuação gráfica. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. Emprego/correlação de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Reescritura de frases e parágrafos do texto. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. Correspondência oficial. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero;

Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica de Goiás - A mineração no século XVIII. A agropecuária nos séculos XIX e XX. A estrada de ferro e a modernização da economia goiana. As transformações econômicas com a construção de Goiânia e de Brasília: industrialização, infraestrutura e planejamento, entre outras;

Raciocínio Lógico - Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial (ou proposicional). Proposições simples e compostas. Tabelas verdade. Equivalências.Leis de Morgan. Diagramas lógicos. Lógica de primeira ordem. Princípios de contagem e probabilidade. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais;

Ética no Serviço Público - Ética e moral. Ética, princípios e valores. Ética e democracia: exercício da cidadania. Ética e função pública. Ética no Setor Público;

Conhecimentos Específicos - Direito, Lei de Execução Penal e Direitos Humanos.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contado a partir da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Funções do cargo

O Agente de Segurança Prisional atua no trabalho de vistoria dos presos, presídios e visitantes;

- Receber e orientar presos quanto às normas disciplinares, divulgando os direitos, deveres e obrigações;

- Realizar a revista pessoal dos presos e instalações;

- Prestar assistência aos presos;

- Entre outras atribuições.