O IBAMA divulgou portaria de autorização para preencher vagas no Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Serão 145 vagas para brigadistas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Autorização foi publicada pelo Diário da União de 26 de abril, e visa contratação de Brigadas Federais temporários da seguinte forma: 29 vagas para Brigadista Gerente do Fogo Estadual; 6 vagas para Brigadista Chefe de Brigada; 15 vagas para Brigadista Chefe de Esquadrão; e 95 vagas para Brigadistas de prevenção e combate aos incêndios florestais. Veja a Portaria n. 8 publicada no Diário Oficial da União, que autoriza as vagas.

A contratação se faz necessária devido à série histórica levantada pelo Prevfogo de 2007 a 2012 para os meses de maior incidência de focos de calor, como também para operações de fiscalização do Ibama nas atividades madeireiras nas áreas prioritárias do PPCDAM, PP Cerrado e PP Caatinga. O Prevfogo será responsável pela abertura da seleção, através da publicação de editais e atos administrativos, bem como, pela contratação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas.