A Força Aérea Brasileira (FAB) abre hoje as inscrições de seu novo concurso público. São disponibilizadas 173 vagas no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS), que tem ingresso no primeiro semestre de 2018. 

Há vagas para candidados de ambos os sexos nas especialidades de Administração (40 vagas), Enfermagem (45 vagas), Eletricidade (14 vagas), Eletrônica (30 vagas), Pavimentação (8 vagas), Informática (20 vagas), Obras (8 vagas) e Topografia (8 vagas). 

Para se inscrever, o candidato deve ter entre 17 e 25 anos e ter concluído o ensino médio ou curso técnico equivalente até o dia 31 de dezembro de 2018. Para formalizar a sua inscrição, o interessado deve acessar o site da Força Aérea Brasileira, de 3 a 31 de janeiro de 2017 e pagar taxa de participação de R$ 60,00.

Provas

O concurso prevê Provas Escritas com questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados. Aplicação das provas acontece em em 9 de abril de 2017, nas Organizações Militares de Apoio (OMAPs) das cidades de Belém - PA, Recife - PE, Fortaleza - CE, Salvador - BA, Rio de Janeiro - RJ, Belo Horizonte - MG, São Paulo - SP, São José dos Campos - SP, Campo Grande - MS, Canoas - RS, Santa Maria - RS, Curitiba - PA, Brasília - DF, Manaus - AM e Porto Velho - RO.

Outras etapas previstas são a Inspeção de Saúde, prevista para o prazo entre 20/06 e 07/07/2017; o Exame de Aptidão Psicológica, também previsto para o prazo entre 20/06 e 07/07/2017; o Teste de Avaliação de Condicionamento Físico, previsto para o período entre 11/09 a 15/09/2017; e a Prova Prática da Especialidade, prevista para o período entre 20/09 e 22/09/2017. Esses eventos serão realizados nas cidades de Belém - PA, Recife/Jaboatão dos Guararapes - PE, Rio de Janeiro - RJ, São Paulo - SP, Canoas - RS, Brasília - DF e Manaus - AM.

Já a Validação Documental acontece apenas na EEAR, em Guaratinguetá-SP.

A relação de candidatos convocados para a Concentração Final e a Matricula sai em 30 de novembro. A Concentração Final começa em 7 de janeiro e a Matricula deve ser efetuada no dia 10 de janeiro de 2018. A validade do concurso será de oito dias após a Concentração Final. 

Estágio

O EAGS é ministrado sob regime de internato militar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá - SP. A duração é de cerca de um ano, tendo instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado. O candidato matriculado passa a ser Aluno (Praça Especial, conforme a Lei 6.880, de 9 de dezembro de 1980 - Estatuto dos Militares), situação que será mantida durante todo o estágio. O Aluno do EAGS é considerado militar da ativa com precedência hierárquica prevista no Estatuto dos Militares. 

Durante a realização do estágio, o Aluno está sujeito ao regime escolar da EEAR e e recebe a remuneração fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.