A Diretoria de Ensino da Marinha (DensM) abre hoje inscrições para concurso público que irá preencher turmas para curso de formação de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) em 2016. São 1.340 vagas abertas, com reserva de 268 delas para candidatos negros.

Podem participar do concurso candidatos que tenham formação de nível médio completo, que sejam do sexo masculino e que tenham idade entre 18 e 22 anos. Durante o curso, os classificados receberão alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica e a remuneração prevista na Lei de Remuneração dos Militares.

As incrições iniciam hoje, 29 de fevereiro, e vão até 28 de março. Os interessados só podem se candidatar pela internet, através do site da Diretoria de Ensino da Marinha.

Avaliação

O concurso terá provas objetivas, inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e verificação de dados biográficos e documentos.

As provas objetivas serão aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro - RJ, São Pedro da Aldeia - RJ, Angra dos Reis - RJ, Nova Friburgo - RJ, Vila Velha - ES, Salvador - BA, Natal - RN, Olinda - PE, Fortaleza - CE, Belém - PA, São Luis - MA, Rio Grande - RS, Porto Alegre - RS, Florianópolis - SC, Ladário - MS, Brasília - DF, São Paulo - SP, Manaus - AM e Santos - SP, em data e horários que serão comunicados a partir do dia 6 de abril de 2016.

Já a inspeção de saúde será realizada entre os dias 1° de julho e 31 de agosto de 2015, e o teste de aptidão física será aplicado entre os dias 18 de julho e 9 de setembro de 2016.

A divulgação do resultado final do concurso ocorre a partir do dia 21 de outubro de 2016, no endereço eletrônico da Marinha do Brasil.
O curso de formação iniciará no dia 23 de janeiro de 2017.