A Aeronáutica abre hoje as inscrições do concurso para o Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar (EA CPCAR 2018). São disponibilizadas 160 vagas para homens e 20 vagas para mulheres, com exigência de escolaridade fundamental completa e idade entre 14 e 19 anos até 31 de dezembro de 2018.

Durante a realização do curso, o aluno tem remuneração de R$ 1.014,00, de acordo com a sua graduação. Ao Aluno da EPCAR são também assegurados, além de receber alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si. Após o término do curso com aprovação, o aluno estará apto a ingressar no curso de formação de Oficiais Aviadores.

As inscrições vão até 5 de maio, pelos site da Força Aérea. Os candidatos devem pagar taxa de R$ 60,00.

Provas

As provas escritas acontecem em 9 de julho, nas cidades de Belém - PA, Recife - PE, Natal - RN, Salvador - BA, Rio de Janeiro - RJ, Belo Horizonte - MG, Barbacena - MG, São Paulo - SP, Pirassununga - SP, Campo Grande - MS, Curitiba - PR, Porto Alegre - RS, Brasília - DF, Manaus - AM, Boa Vista - RR e Porto Velho - RO. Serão questões de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e redação.

Outras etapas de avaliação previstas são a inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

O Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar acontece em Barbacena, Minas Gerais, com a duração de três anos. O curso equivale ao ensino médio regular, além de abordar instruções nos campos geral e militar. Os alunos serão preparados para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), que acontece em Pirassununga, São Paulo.