Abrem hoje as inscrições do concurso da Marinha para admissão no Curso de Formação de Sargentos Músicos. São 36 vagas, com ingresso para o ano de 2017.

Podem participar da seleção candidatos que tenham ensino médio completo ou curso equivalente, idade entre 18 e 24 anos e altura mínima 1,54m e máxima de 2,00m (ambos os sexos). Do total de vagas abertas, seis serão destinadas aos candidatos negros.

As vagas disponíveis estão nas áreas de Flauta Transversal em Dó (2), Oboé em Dó (1), Clarinete em Sib (1), Clarinete Alto em Mib (1), Clarone em Sib (1), Clarinete Contrabaixo em Sib (1), Saxofone Alto em Mib (2), Saxofone Tenor em Sib (3), Saxofone Barítono em Mib (1), Trompete em Sib (4), Trompa em Fá (3), Trombone Tenor em Dó (4), Euphonium em Dó (1), Tuba em Sib (4), Tímpanos (1) e Percussão/Bateria Completa (6).

Durante o curso, o aluno receberá o valor aproximado de R$ 858,00 por mês, como ajuda de custo para suas despesas pessoais. Mediante a aprovação no curso de formação, o Praça Especial será nomeado Terceiro-Sargento Fuzileiro Naval, quando passará a ter remuneração inicial de R$ 3.890,00.

Inscrições e avaliação

As inscrições abrem no dia 22 de fevereiro e vão até o dia 22 de março, através do site da Marinha. O concurso de admissão será realizado em duas etapas, contendo:

- Exame de Escolaridade;

- Prova Prática de Música;

- Verificação de Dados Biográficos;

- Inspeção de Saúde;

- Teste de Suficiência Física;

- Exame Psicológico;

- Verificação de Documentos.

O Exame de Escolaridade será realizado às 10h (horário de Brasília) do dia 21 de maio de 2016, na cidade indicada pelo candidato por ocasião do preenchimento do formulário de pré-inscrição, em locais que serão divulgados posteriormente pelos órgãos executores da seleção e no site acima mencionado.

O curso terá duração de aproximadamente 18 semanas e será conduzido de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.

O concurso será encerrado na data da matrícula no Curso de Formação de Sargentos Músicos Fuzileiros Navais 2017.