A Diretoria de Portos e Costas (DPC) representante da Marinha Mercante publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 8 de maio, o edital de normas para realização de processo seletivo destinado a admissão de 285 candidatos às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) em 2019.

Na EFOMM são formados, oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. O curso terá dois períodos e será desenvolvido em oito semestres.

Das 285 vagas, 170 serão para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) no Rio de Janeiro-RJ, e 115 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém-PA.

Para concorrer, os requisitos são: ser brasileiro nato (ambos os sexos), com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos (em 1º de janeiro de 2019), ter concluído, com aproveitamento, o curso do Ensino Médio ou equivalente, em instituição oficialmente reconhecida, até 28 de janeiro de 2019.

Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares, por estarem realizando a Formação de Oficiais da Reserva da Marinha. Após a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva. Como alunos civis, passam a ser regidos pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e o Regimento Interno dos Centros de Instrução. Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais no posto de 2º Tenente, que tem remuneração de R$ 7.490,00, segundo a tabela de remuneração dos militares.

Inscrições

As inscrições no concurso vão de 10 de maio a 08 de junho de 2018, pela internet, no endereço eletrônico www.ciaga.mar.mil.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 65,00.

Etapas

O certame contará com cinco etapas, sendo elas: exame de conhecimentos; seleção psicofísica (SP); teste de suficiência física (TSF); adaptação e verificação de documentos e o curso de formação. A primeira etapa, exame de conhecimentos, será aplicada nos dias 18 e 19 de agosto de 2018, nos locais que serão informados a partir do dia 31 de julho, pelo site www.ciaga.mar.mil.br.

O exame contará no primeiro dia com a aplicação das provas de Português, Redação e Inglês, e no segundo dia com provas de Matemática e Física. Os gabaritos preliminares das provas escritas serão comunicados no dia 20 de agosto e a divulgação do gabarito definitivo ocorre a partir do dia 06 de setembro.

As demais etapas ocorrerão em: entre os dias 18 de outubro e 23 de novembro de 2018 a seleção psicofísica; de 03 a 14 de dezembro de 2018 o Teste de Suficiência Física; de 07 a 27 de janeiro de 2019 o período de adaptação e verificação de documentos. O curso terá início em 28 de janeiro de 2019.

Os candidatos só serão convocados para Inspeção de Saúde se aprovados e classificados na prova objetiva. O exame de suficiência física, se aprovados na Inspeção de Saúde, terá:

- Para os homens: correr 2.300m no tempo máximo de 12 minutos; e nadar 50m no tempo máximo de 2 minutos, em qualquer um dos tipos de nado básico.

- Para as mulheres: correr 1.900m no tempo máximo de 12 minutos; e nadar 50m no tempo máximo de 2 minutos e 20 segundos, em qualquer um dos tipos de nado básico.