A Marinha do Brasil divulgou o edital com as normas do concurso público que pretende preencher vagas para a admissão no curso de formação de Aprendizes-Marinheiros, para ingresso de novos candidatos no curso que inicia em 2020. São 1.000 vagas abertas, com reserva de 20% delas para os candidatos negros. 

Para participar da seleção é necessário que o candidato tenha formação e nível médio completo, que sejam do sexo masculino, não sejam casados ou tenham constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver na Escola de Aprendizes. Além disso, o interessado deve ter idade entre 18 e 21 anos no primeiro dia do mês de janeiro 2020 e altura entre 1,54m e 2,00m.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas das 08 horas do dia 23 de janeiro até as 23h59min do dia 13 de fevereiro de 2019, horário oficial de Brasília/DF, na página oficial do SSPM, no endereço eletrônico www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 42,00 e deverá será paga até o dia 20 de fevereiro. Os candidatos poderão, também, efetuar suas inscrições nas OREL relacionadas no anexo I do edital.

Haverá isenção do valor da taxa de inscrição para os candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional, bem como para os candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Provas

O certame será constituído das seguintes etapas:

Seleção Inicial (SI), que por sua vez constará dos seguintes eventos:

- Prova escrita objetiva única, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 (cinquenta) questões de conhecimentos gerais de Matemática, Português, Ciências (Física e Química) e Inglês;

- Eventos Complementares, de caráter eliminatório, constituídos de:

- Verificação de Dados Biográficos (VDB);

- Inspeção de Saúde (IS);

- Teste de Aptidão Física (TAF);

- Avaliação Psicológica (AP);

- Verificação de Documentos (VD);

- Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

Curso de Formação (CF), composto de:

- Período de Adaptação (PA);

- Curso de Formação propriamente dito.

A Prova Escrita e o Curso de Formação, propriamente dito, terão caráter eliminatório e classificatório. A IS, o TAF, a VDB, a AP, a VD e a PH terão caráter eliminatório.

Após concluir o Período de Adaptação, na data prevista para o início do curso, o candidato terá a matrícula no Curso de Formação de Marinheiros efetuada por ato do Comandante da EAM, formalizado em Ordem de Serviço, publicada em Boletim da MB, pelo SSPM.

Terá a incorporação anulada a qualquer tempo o aluno que tiver participado do CP utilizando documentos ou informações falsas, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis. Da mesma forma, aquele que tiver omitido ou fornecido informações falsas ou utilizado de qualquer tipo de artifício que tenha facilitado sua aprovação em qualquer uma das etapas do CP.