A Marinha Mercante do Brasil abre inscrições de processo seletivo no primeiro dia do mês de junho. São 230 vagas nas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). As vagas estão divididas entre o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), localizado na cidade do Rio de Janeiro, que abre 140 vagas; e o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), que fica em Belém e tem 90 vagas disponíveis.

A Marinha também tem seleção aberta para Sargentos Músicos.

Podem se candidatar mulheres e homens que concluírem o ensino médio e que tenham idade entre 17 e 23 anos até o dia 1° de janeiro de 2017. As incrições duram todo o mês de junho e devem ser feitas no site da instituição. A taxa de participação é de R$ 55,00.

Provas

A seleção prevê prova de conhecimentos, reunião de instruções, inspeção de saúde e teste de suficiência física como etapas de avaliação. As provas de conhecimentos serão realizadas em 3 e 4 de setembro, em locais a serem divulgados em 28 de agosto.

Os gabaritos provisórios serão publicados em 5 de setembro e os definitivos saem no dia 21 do mesmo mês.

Os candidatos só serão convocados para a inspeção de saúde se aprovados e classificados no exame de conhecimentos e só serão convocados para exame de suficiência física se aprovados na inspeção de saúde.