O estado do Bahia abre inscrições de concurso público com 2.750 vagas para Soldado da Polícia Militar (PMBA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA). São 2.000 vagas na PMBA e 750 no CBMBA, com reserva de 30% a candidatos negros. 

As inscrições podem ser realizadas até 19 de junho, pelo site do IBFC. Os candidatos devem pagar taxa de participação de R$ 70,00, com concessão de isenção para candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e forem membros de família de baixa renda.

Para concorrer aos cargos, a exigência é de escolaridade média completa, idade entre 18 e 30 anos, estatura mínima de 1,60m para homens e de 1,55m para mulheres e carteira de habilitação de categoria mínima "B". Durante a realização do curso de formação, o aprovado recebe remuneração de um RS 937,00, passando a R$ 2.585,05 depois da formação no curso. A carga de trabalho dos cargos será de 40 horas por semana.

No total, são 2.491 vagas para homens e 259 vagas para mulheres. As lotações acontecerão em diversas regiões do estado.

Provas

Os candidatos irão passar por provas objetiva e discursiva, contendo questões de Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e redação, previstas para 6 de agosto. Outras etapas conterão exames pré-admissionais, que incluem avaliação psicológica, exames médicos-ódontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e investigação social.

O concurso terá validade de um ano a partir de sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.