A Polícia Civil do Estado de Goiás divulgou no Diário Oficial do Estado desta terça, 15 de maio, o edital de abertura do concurso público para provimento de 100 vagas no cargo de Delegado de Polícia Substituto da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Segplan). O certame será realizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência.

A remuneração do cargo é de R$ 19.242,52 por jornada de trabalho de 40 horas semanais. O requisito para concorrer é possuir diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Inscrições

Os candidatos interessados poderão se inscrever a partir das 10 horas do dia 12 de junho até as 23h59 do dia 11 de julho, exclusivamente pela internet, no site www.nucleodeselecao.ueg.br.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 200, podendo ser paga até o dia 12 de julho. Poderá pedir isenção do valor da taxa de inscrição o candidato cuja renda bruta familiar seja inferior a 2 salários mínimos e/ou for doador de sangue e/ou medula óssea.

Provas

Os candidatos serão submetidos a 9 etapas de avaliação, realizadas pela UEG e pela Polícia Civil, sendo:

1ª etapa - avaliação feita por equipe multiprofissional, de caráter eliminatório (exclusivo aos candidatos com deficiência);

2ª etapa - prova objetiva, de caráter eliminatório;

3ª etapa - provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;

4ª etapa - avaliação de aptidão física, de caráter eliminatório;

5ª etapa - avaliação médica, de caráter eliminatório;

6ª etapa - exame psicotécnico, de caráter eliminatório;

7ª etapa - avaliação da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório;

8ª etapa - curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório;

9ª etapa - avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A avaliação para candidatos com deficiência ocorrerá já no dia 22 de julho; já as provas objetivas estão marcadas para 12 de agosto. A terceira etapa que é a prova discursiva será realizada nos dias 25, 26 e 27 de setembro e as demais etapas ainda terão datas divulgadas.

A prova objetiva, marcada para 12/08, terá duração de 5 horas e início às 13h10m, com 100 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de Direito Penal (15), Direito Processual Penal (15), Legislação Penal e Processual Penal extravagante (15), Direito Constitucional (15), Criminologia (05), Direito Administrativo (05), Direito Civil e Empresarial (05), Direito Eleitoral (05), Medicina Legal (05), Direito Tributário (05), Direito Ambiental (05), Legislação Estadual e Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica de Goiás e do Brasil (05). O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será publicado no dia 16 de agosto.

A prova discursiva a ser realizada nos dias 25, 26 e 27 de setembro, contará com 20 questões sobre as disciplinas de: Grupo 1 - Direito Penal e Direito Processual Penal (07); Grupo 2 - Legislação Penal e Processual Penal Extravagante-revisada (07); e Grupo 3 - Direito Constitucional (06). A publicação do resultado das provas discursivas ocorrerá no dia 18 de outubro.

Todas as etapas serão realizadas em Goiânia - GO e/ou Aparecida de Goiânia - GO. Após a posse, o ocupante do cargo inicial de carreira será lotado em delegacia de polícia do interior do estado, onde servirá pelo tempo de conclusão do estágio probatório, conforme designação da Superintendência de Polícia Judiciária.

O concurso terá validade de 06 meses, a contar da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Goiás, podendo ser prorrogado 1 única vez por igual período.