A Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC-SP) publicou mais dois editais e completa agora a oferta de 2.750 vagas em concursos públicos em 2018. Os últimos editais têm 600 vagas para Agente de Polícia e Auxiliar de Papiloscopista Policial. As funções de Agente e Auxiliar têm requisito de ensino médio completo e carteira de habilitação de categoria "B" para Auxiliar de Papiloscopista e de categoria "D" para Agente de Polícia. As funções têm remuneração inicial de R$ 2.905,34.

São atividades inerentes ao exercício do cargo de Auxiliar de Papiloscopista Policial: executar trabalho de coleta de impressões digitais para identificação pessoal; registrar e encaminhar os dados coletados para classificação e pesquisa; auxiliar o papiloscopista policial no desempenho de suas atribuições e auxiliar na elaboração do processo relacionado à identificação criminal e civil, na coleta impressões digitais de pessoas.

Já cargo de Agente Policial tem como atividades dirigir viatura policial para os mais diversos trabalhos policiais e administrativos, zelar pelo seu bom funcionamento, manutenção e limpeza, além do cumprimento de diligências ou requisições determinadas pela Autoridade Policial no âmbito das atividades de polícia judiciária; portar arma de fogo, distintivo e algemas.

No total, agora são sete editais abertos pela PC-SP. Os interessados podem ainda disputar vagas para Delegado, Investigador, Escrivão, Papiloscopista e Agente de Telecomunicações.

O período de inscrições começa em 10 de maio e vai até 8 de junho, pelo site da Fundação Vunesp: www.vunesp.com.br. As taxas de participação estão fixadas em R$ 56,54, com isenção para candidatos doadores de sangue e redução de 50% para estudantes regularmente matriculados em curso pré-vestibular, superior, nível de graduação ou pós-graduação que tenham renda inferior a dois salários mínimos.

As provas objetivas para essas duas funções serão realizadas em 8 de julho, nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (capital e grande São Paulo), Piracicaba e Sorocaba, de acordo com a opção feita pelo candidato no ato da inscrição.

Serão aplicadas 80 questões de Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Criminologia, Noções de Informática, Noções de Lógica e Atualidades para Agente; e de Língua Portuguesa, Noções de Direito, Noções de Criminologia, Noções de Medicina, Odontologia Legal, Noções de Informática, Noções de Lógica, Noções de Identificação, Conhecimentos gerais e Atualidades para Auxiliar de Papiloscopista.

A validade do concurso será de dois anos contados a partir da homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja os dois editais e saiba mais.