A Polícia Militar do Estado de Roraima publicou o aguardado edital de abertura de seu novo concurso público para 400 vagas masculinas e femininas de Soldado PM 2ª Classe do Quadro de Praças Combatentes (concurso PM-RR 2018). As vagas estão distribuídas em sete regiões, abrangendo os municípios de Boa Vista, Pacaraima, Uiramutã, Vila de Maracá, Amajarí, Tepequém, Caracaraí, Iracema, Campos Novos, Santa Maria do Boiaçú, Rorainópolis, Nova Colina, Equador, Jundiá, Novo Paraiso, Mucajaí, Cantá, Alto Alegre, Apiaú, Taiano, São Silvestre, Felix Pinto, Samaúma, Bonfim, Normandia, São Francisco, São Luiz do Anauá, São João da Baliza, Caroebe e Entre Rios.

Os requisitos para a disputa do cargo incluem escolaridade média, carteira de habilitação de categoria mínima B, idade entre 18 e 35 anos e estatura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens. O perfil esperado de profissional inclui controle emocional elevado, ansiedade diminuída, impulsividade diminuída, autoconfiança adequada, resistência à frustração elevada, domínio psicomotor adequado, memória elevada inteligência adequada, responsabilidade elevada, adaptabilidade elevada, fluência verbal elevada, sociabilidade elevada, dinamismo elevado, fobias ausentes, persistência, iniciativa, raciocínio abstrato, controle, conformidade, organização, decisão, planejamento e habilidade social.

O curso de formação da função terá a duração mínima de seis meses. Durante o período de formação o Aluno Soldado receberá uma bolsa de estudo para custeio de todas as despesas decorrentes do curso e deverá adquirir fardamentos, equipamentos, acessórios e material didático. Ao término do curso, os aprovados serão promovidos à graduação de Soldado PM 1ª Classe e terão remuneração de R$ 4.792,96.

Inscrições

As inscrições estarão abertas entre os dias 15 de maio e 24 de junho de 2018 pela internet, no endereço eletrônico da UERR - https://cpc.uerr.edu.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 180,00.

Provas

A prova objetiva será a primeira etapa avaliativa do certame e está prevista para 18 de agosto. Serão aplicadas 80 questões de língua portuguesa, noções de direito constitucional, direito penal, direito processual penal e direito administrativo, legislação extravagante, conhecimentos específicos de legislação da PM-RR e atualidades gerais, história e geografia de Roraima. Para a aprovação na etapa, será exigido o mínimo de 40 acertos sem zerar nenhuma disciplina. A publicação do resultado da etapa está prevista para 18 de setembro.

Outras etapas da seleção são os exames médicos, odontológicos e toxicológicos, que terão convocação em 4 de outubro e resultado provável na data de 26/10. Serão apuradas a higidez física compatível com a atividade a ser desempenhada pelo policial; leves variações de normalidade não incapacitantes para a profissão; e alterações, incapacitantes ou potencialmente incapacitantes, de imediato ou em curto prazo, ou determinantes de absenteísmo frequentes ou com iminente risco de se potencializar ou capaz de colocar em risco a segurança dos colegas de curso ou trabalho. 

O exame de aptidão física será realizado em data divulgada posteriormente com os aprovados na etapa anterior. O exame será composto de provas práticas, todas de caráter eliminatório, que verificarão a resistência aeróbica, adaptabilidade ao meio aquático, agilidade e a força muscular dos membros superiores e inferiores e do abdômen, de acordo com os padrões de condicionamento físico exigidos para o exercício das funções.

A avalição psicológica será realizada por meio de exame psicotécnico e também acontece em data divulgada posteriormente. A etapa objetiva aferir traços de personalidade, aspectos cognitivos e adaptabilidade ao meio, controle emocional, não agressividade, resistência à fadiga, e identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o perfil profissional exigido para a carreira de militar estadual, na qual o candidato será recomendado ou não para a investidura no cargo de militar estadual.

Por fim, a investigação social irá apurar se o candidato apresenta procedimento irrepreensível e idoneidade moral inatacável. A avaliação será feita por meio do preenchimento de ficha e apresentação de documentos comprobatórios.

A validade do certame será de dois anos contados a partir da homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.