Após constatação de irregularidades, a Polícia Militar do Piauí (PM-PI) decidiu pela anulação das provas objetivas do seu concurso público para Soldado, realizadas em 21 de maio. O cancelamento das provas tem como objetivo a averiguação de possíveis fraudes antes e durante a aplicação das avaliações.

Até o momento, 12 pessoas foram presas em flagrante portando questões da prova de Português, duas delas pagaram a fiança e foram libertadas. O Grupo de Repressão ao Crime Organizado do estado do Piauí (Greco) flagrou ainda candidatos portando celulares e gabaritos, que não foram confirmados como sendo os oficiais. As investigações continuam e novas prisões não são descartadas.

PM-PI afirma que todas as decisões sobre o prosseguimento do certame serão tomadas buscando a lisura do processo, mas que os candidatos inscritos terão a opção de desistir da disputa e requerer a devolução da taxa de inscrição.

A corporação não descarta ainda a troca de banca organizadora e afirma estar checando com o Nucepe a possibilidade de os gabaritos encontrados serem verdadeiros. Caso o concurso continue sob realização do Nucepe, as datas para as novas provas serão divulgadas em breve e o edital não deve sofrer alterações, incluindo a manutenção do cronograma para as etapas seguintes

Mais de 32 mil candidatos se inscreveram para disputar o concurso, que disponibiliza 480 vagas femininas e masculinas. Os requisitos para os participantes são de escolaridade média, idade entre 18 e 30 anos, estatura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres e carteira de habilitação de categoria mínima AB.

O cargo de Soldado tem salário inicial de R$ 3.100,00. Dentre as atividades do profissional estão: executar diretamente as atividades operacionais de polícia ostensiva, o policiamento ostensivo fardado para a preservação da ordem pública, através do emprego preventivo e/ou repressivo, objetivando proteger a incolumidade física das pessoas e os bens públicos ou privados contra qualquer ato delituoso, bem como atribuições e deveres previstos em leis, regulamentos e demais instruções pertinentes.

Os candidatos passaram por prova objetiva contendo 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais, Noções de Informática, Legislação da Polícia Militar do Piauí e Noções de Direito. O resultado preliminar dessa etapa estava previsto para 14 de junho. Outras etapas a serem realizadas são os exames de saúde (médico e odontológico), previstos para o período entre 21 e 30 de junnho; o teste de aptidão física, previsto para 17 a 26 de julho; exame psicológico, previsto para 20 de agosto; e investigação social, com entrega de documentação entre 2 e 6 de outubro. 

O resultado final do concurso foi previsto inicialmente para 30 de novembro de 2017. A validade do certame será de dois anos, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.