A Diretoria de Pessoal da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais abriu as inscrições do concurso público que servirá para preencher 1.560 vagas no cargo de Soldado PM de 2ª Classe do quadro de Praças da Polícia Militar (concurso PMMG). As oportunidades são para candidatos do sexo masculino e feminino, com lotação na capital e em cidades do interior do estado.

Os interessados em ingressar no quadro deverão ter escolaridade superior em qualquer área, idade entre 18 e 30 anos na data de inclusão (prevista para fevereiro de 2019 na capital e maio de 2019 para cidades do interior), e estatura mínima de 1,60m.

O Soldado de 2ª Classe irá exercer atividade estudantil em regime de dedicação integral e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação. A remuneração será de R$ 3.278,74 e a progressão para Soldado de 1ª Classe irá ocorrer após a aprovação no curso, que terá sete meses de duração.

Já o Soldado de 1ª Classe irá realizar policiamento ostensivo fardado; executar atividades operacionais diversas; atender e solucionar ocorrências policiais de modo a manter ou restabelecer a ordem pública; redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos; estabelecer contatos com a comunidade, envolvendo-a na promoção da segurança pública; formular diagnóstico de segurança pública de seu subsetor de responsabilidade; pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais; conduzir viaturas da PM-MG, em qualquer categoria de CNH, se habilitado e credenciado.

Inscrições

As inscrições serão feitas via internet, por meio do site www.policiamilitar.mg.gov.br/crs até o dia 30 de julho de 2018. O valor da taxa de inscrição é de R$ 122,95.

Provas

Prevista para o dia 2 de setembro, a prova objetiva será aplicada nas cidades de Belo Horizonte e Região Metropolitana, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas. A primeira etapa de avaliação dos candidatos será composta de 40 questões de Língua Portuguesa, incluindo estudo e interpretação de texto; Direito Penal; Direito Constitucional; Direito Penal Militar; Estatística; Direitos Humanos; e Legislação Extravagante. O resultado da etapa sai em 4 de outubro e a prova será avaliada na escala de 0 a 100, com 60% de acertos como exigência para aprovação.

As etapas seguintes serão compostas de avaliações psicológicas, avaliação física militar, exames preliminares e complementares de saúde e exame toxicológico. O resultado final das vagas a serem lotadas na região metropolitana sai em 1º de fevereiro e 2019 e para vagas no interior em 10 de maio.

A validade do concurso será de 30 dias após sua homologação, com possibilidade de uma prorrogação pelo mesmo período.