Foi divulgado pela Prefeitura de Itanhaém no estado de São Paulo, na última quinta-feira, 6 de junho, o edital do certame que pretende preencher 50 vagas no cargo de Guarda Civil Municipal. Do total de vagas, 45 são para candidatos do sexo masculino e 5 para candidatas do sexo feminino, e quatro, ainda serão reservadas para os candidatos portadores de deficiência.

A carreira

A carreira de Guarda Civil Municipal exige ensino médio completo, idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, além de Carteira Nacional de Habilitação "B" e altura mínima de 1,60m para mulher e 1,65m para homens. A remuneração inicial do cargo é fixada em R$ 2.746,50, mais vale-transporte por jornada de trabalho de 40 horas por semana.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas por meio do endereço eletrônico da Fundação Vunesp, que coordena o concurso - www.vunesp.com.br das 10 horas de 12 de junho até as 23h59min de 11 de julho de 2019. 

O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Etapas

O concurso constará de várias etapas de avaliações, sendo:

Prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório com 50 questões, sendo 15 de língua portuguesa, 15 de matemática, 5 de atualidades, 5 de noções de informática e 20 questões de conhecimentos específicos;

Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;

Investigação social e documental, de caráter eliminatório;

A prova de conhecimentos será realizada preferencialmente no município de Itanhaém-SP no dia 08 de setembro, nos locais e horários divulgados oportunamente pela Vunesp.

A aprovação no concurso público fora do quantitativo de vagas ofertadas não gera direito à nomeação, mas esta, quando se fizer, respeitará a ordem de classificação final.

Funções inerentes ao cargo

Compete ao Guarda Civil Municipal executar os serviços de patrulhamento e vigilância no âmbito do Município, prevenindo, inibindo e coibindo atos que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais, bem como protegendo a população que deles se utiliza, promovendo, em especial a proteção escolar; a proteção e o controle do uso adequado do espaço público; a proteção do agente público; a proteção do patrimônio público municipal; a proteção do patrimônio ecológico e ambiental; cumprir a função hierárquica do cargo; exercer as atividades de apoio voltadas à segurança do trânsito nas vias e logradouros públicos; colaborar com os órgãos municipais e com o sistema de segurança pública na execução das atividades de Defesa Civil, incluindo as ações de identificação de áreas de risco, a transferência de pessoas e famílias, bem como o atendimento em situação de emergência; entre outras.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável por mais dois anos, a contar da data da homologação do certame, a critério da Prefeitura de Itanhaém-SP.