Foi publicado nesta quinta-feira, 4 de outubro, pela organizadora do concurso da Polícia Militar de Minas Gerais, o resultado da primeira fase e a convocação para a segunda fase do certame. Na segunda-feira, 01 de outubro a PM já havia publicado o gabarito oficial definitivo, o extrato de recursos, a nota técnica e a divulgação da nota da prova objetiva do mesmo - .

Juntamente com o resultado, foi publicada a lista com os candidatos aprovados em ordem de colocação até o momento no concurso. As orientações para a realização da segunda fase serão publicadas no dia 08 de janeiro de 2019 no site do Centro de Recrutamento e Seleção

Foram convocados para submissão à segunda fase do concurso para a realização de Avaliações Psicológicas, Teste de Capacitação Física (TCF), Exames de Saúde (Preliminares e Complementares) e Exames Toxicológicos, os candidatos aprovados e melhores classificados na primeira fase, conforme critérios estabelecidos no edital, observando-se rigorosamente a ordem decrescente de notas obtidas na prova de conhecimentos (prova objetiva), na proporção de 3,0 (três vírgula zero) candidatos por vaga para ambos os sexos, sendo incluídos todos os candidatos porventura empatados na nota de corte.

A avaliação psicológica, de caráter eliminatório, será composta por teste de personalidade, teste de inteligência, e dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese psicológica. A bateria de testes poderá ser aplicada de forma coletiva e/ou individual, devendo o candidato participar, obrigatoriamente, de ambas, quando houver. Da análise conjunta dos resultados de cada instrumento resultará o parecer técnico apto ou inapto. 

A Avaliação Física Militar, será composta por avaliação médica, controle fisiológica e do teste de capacitação física e será realizada em conformidade. Este, será realizado na Academia da Polícia Militar (APM) ou outro local a ser definido pela administração do concurso e publicado no ato de convocação. O TCF terá caráter eliminatório e classificatório, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% de rendimento em cada modalidade para aprovação.

Outra etapa é os exames de saúde, que se divide em duas etapas, exames preliminares e exames complementares. Os exames serão realizados conforme os termos da Resolução Conjunta nº 4.278, de 10/10/2013 e suas alterações e outras posteriores, caso ocorram. Essa resolução contém a relação das doenças e alterações incapacitantes para ingresso na PMMG, encontrando-se disponível no site do CRS, sendo de inteira responsabilidade do candidato seu conhecimento. O candidato INAPTO em qualquer dos exames de saúde será automaticamente eliminado do concurso.

Do concurso

O concurso contou com 56.877 candidatos inscritos para 1.560 vagas no cargo de Soldado PM de 2ª Classe do quadro de Praças da Polícia Militar. As oportunidades eram para candidatos de ambos os sexos, que serão lotados na capital Belo Horizonte MG e em cidades do interior do estado. Os salários ofertados são de R$ 3.278,74.

Para participar do concurso foi exigido ensino superior completo em qualquer área de formação, ter 1,60m de altura, e idade entre 18 e 30 anos na data da inclusão no curso de formação, previsto para 11 de fevereiro de 2019 para os candidatos às vagas na capital e 20 de maio de 2019 para vagas no interior. Além disso, o aspirante não pode ter, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades.