A Secretaria de Estado de Comunicação do Pará lançou edital com abertura de concurso público destinado ao preenchimento de 7 vagas em três cargos de nível superior na área de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (5), Publicidade e Propaganda (1) e Relações Públicas (1). O salário oferecido para as três carreiras é de R$ 3.019,27, por regime de trabalho de 30 horas por semana.

Para Jornalista, das 5 vagas, 4 são para ampla concorrência e uma para pessoas com deficiência. O cargo exige graduação em curso de ensino superior de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e/ou Registro Profissional Definitivo de Jornalista.

Os Publicitários devem ter diploma, devidamente registrado, do curso de graduação de ensino superior em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade, Propaganda ou Publicidade Propaganda e Marketing expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Já na área de Relações Públicas  é exigido diploma, devidamente registrado, do curso de graduação de ensino superior em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas.

Esse é o primeiro concurso da Secom, que foi criada em 2007 e não tem servidores efetivos. A seleção será coordenada pela AOCP Concursos Públicos e os candidatos nomeados poderão exercer atividades em qualquer unidade da Secom, inclusive nas unidades instaladas nos Centros Regionais de Santarém e Marabá.

Os candidatos inscritos passarão por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter meramente classificatório.

Inscrições

As inscrições no concurso poderão ser feitas via internet no endereço eletrônico www.aocp.com.br, no período das 08h do dia 20 de junho até às 23h59min do dia 24 de julho de 2018. A taxa de inscrição custa R$ 89,00.

Provas

Este certame será composto de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter meramente classificatório.

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas cidade de Belém-PA, na data provável de 02 de setembro de 2018, com a duração de 4 horas, em locais a serem divulgados no endereço eletrônico www. aocp.com.br no dia 10 de agosto de 2018.

A prova objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha, com 20 questões de conhecimentos básicos sendo: Língua Portuguesa (06); Raciocínio Lógico e Matemático (04); Legislação Geral (04); Ética e Qualidade no Serviço Público (03); Noções de informática (03); além de 30 questões de conhecimentos específicos do cargo. A prova discursiva será realizada para todos cargos, no mesmo dia, turno, e duração previstos para a realização da prova objetiva.

Já na prova de títulos serão considerados os títulos de: Doutorado, Mestrado, Pós-graduação - especialização (lato sensu) e Experiência Profissional.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e os cadernos de questões serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.aocp.com.br, a partir das 10h do dia subsequente ao da realização das provas. Os resultados preliminares sairão no dia 18 de setembro.

Os candidatos nomeados poderão exercer atividades em qualquer unidade da Secom, inclusive nas unidades instaladas nos Centros Regionais de Santarém e Marabá. A validade do concurso é de um ano a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.