O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) abre hoje as inscrições do seu concurso público. O certame abre 18 vagas na função de Técnico de Controle Externo, que exige escolaridade média completa. Do total de vagas, há reserva de quatro a candidatos negros e indígenas e uma a pessoa com deficiência.

O profissional empossado como Técnico de Controle Interno irá executar atividades de apoio técnico-administrativo necessárias ao desempenho das atividades inerentes ao funcionamento do TCMRJ. O salário inicial da função é de R$ 8.045,36, somando ainda benefícios como auxílio-saúde, auxílio-creche para dependentes de até seis anos e auxílio-educação para dependentes de até 17 anos. A jornada semanal de trabalho é de 40 horas.

As inscrições do concurso já estão abertas e podem ser feitas até as 23h59min do dia 5 de setembro, através do site do IBFC, que é a banca responsável pela realização do concurso. Os candidatos devem pagar taxa de participação de R$ 55,00. Inscreva-se.

Provas

O certame terá duas fases como etapas de avaliação, começando pela prova objetiva. Prevista para 16 de outubro, a etapa objetiva terá 100 questões de múltipla escolha, divididas entre 10 de língua portuguesa, 10 de raciocínio lógico, 14 de controle externo, 10 de ciência da administração, 18 de direito administrativo, 10 de direito constitucional, 14 de administração financeira e orçamentária e 14 questões de direito financeiro. Os candidatos aprovados e classificados dentro do número previsto pelo edital (260 de ampla concorrência, 20 pessoas com deficiência e 80 negros e índios) serão convocados à prova discursiva.

A prova discursiva acontecerá em 11 de dezembro e terá duas questões valendo 30 pontos cada uma, as questões devem ser respondidas seguindo as regras de redação oficial do Manual de Redação Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Após a homologação de resultado, o concurso terá validade por dois anos. Esse prazo pode ainda ser prorrogado uma vez pelo mesmo período, caso haja interesse por parte do TCMRJ.