O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) lançou no dia 18 de janeiro de 2017 o edital de seu concurso público afim de preencher, em caráter efetivo, 100 vagas na função de Técnico Judiciário, sendo 40 vagas para os Foros da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e 60 vagas para as Demais Comarcas do Interior. Do total de vagas abertas, 5% serão reservadas para as pessoas com deficiência e 10% para os candidatos afrodescendentes. 

O cargo é para candidatos de nível médio, que devem possuir um certificado fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e tem salário de R$ 5.516,51, acrescido de auxílio alimentação e auxílio saúde.

As inscrições estarão abertas a partir das 13 horas do dia 23 de janeiro de 2017 e encerrarão às 23 horas do dia 21 de fevereiro. Os candidatos devem realizar as inscrições pela internet, obrigatóriamente apontando se concorrerão para as vagas dos Foros da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, ou para as demais comarcas do interior do estado do Paraná, através do site do Tribunal de Justiça. O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 100,00 e deverá ser paga até o dia 22 de fevereiro.

Provas

O concurso consistirá de provas objetivas e discurssivas, de caráter eliminatório e classificatório que serão realizadas na cidade de Curitiba e terão data, horário e locais divulgados no site do Tribunal da Justiça citado acima. A previsão é de que elas ocorram apenas no terceiro trimestre do ano.

A aprovação e classificação neste concurso público não asseguram ao candidato o direito de ingresso automático no Quadro de Pessoal do 1º Grau de Jurisdição do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, apenas expectativa de ser nomeado durante a validade da seleção.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contado da data de publicação da homologação do concurso no Diário da Justiça eletrônico, prorrogável ainda por igual período.