Nós do Gabaritos Concursos, pensando em você concurseiro, decidimos dar algumas dicas importantes para quem presta um concurso público. Hoje, nosso tema é sobre a interposição de recursos, sejam eles para inscrições, gabaritos de provas e também resultados preliminares. Normalmente a maior dúvida é sempre como embasar seu recurso contra o gabarito preliminar. Confira aí.

A importância do recurso

As bancas, mesmo soberanas, podem cometer erros e o recurso é uma das etapas importantes de um concurso. Por isso, a luta por duas ou três questões pode separar o aluno que está fora ou que está dentro da classificação. Sem falar que um candidato que conseguiu deferimento de recurso pode ser chamado até mesmo um ano ou seis meses antes dos concorrentes, ainda mais em época de concursos cada vez mais concorridos. O candidato na hora de recorrer deve ficar atento não somente ao fato de o item estar errado, mas também que ele pode não constar no edital de abertura da seleção. Aliás esta, é uma das formas mais fáceis de se conseguir a anulação das questões.

Quando e onde podemos interpor recursos para a prova objetiva?

No próprio site da banca examinadora, quando você tem acesso ao gabarito preliminar, costumam aparecer as orientações para a interposição do recurso. Ou elas estarão escritas na própria página, ou algum edital conterá as orientações. Geralmente, o prazo para recursos costuma ser de 48 horas a partir da publicação do gabarito preliminar. Isto significa que, quando você estiver com o gabarito preliminar em mãos, precisa ser ágil para formular os seus recursos. No próprio site da banca, dentro da área do candidato, aparece o link com os campos para preenchimento do recurso.

Recursos para provas discursivas

Provas discursivas são mais complexas de serem corrigidas, por motivos óbvios. E, por mais que os resultados de correção sejam muito bem definidos pelas bancas, o fator humano está muito mais presente, e erros também podem ocorrer. Por isso, o candidato deve, nesta etapa, confrontar o que escreveu com o espelho de resposta da banca, se houver; voltar à teoria e compreender o que deveria ter respondido; e, sendo pertinente, contestar as penalizações de português e/ou de conteúdo sofridas.

Questão anulada

A anulação da questão traz alguns efeitos. O que acontece é que o item anulado é atribuído a todos os candidatos. Entretanto, há também a possibilidade de alteração do gabarito. Esse é o melhor cenário para quem recorreu. Uma vez que, na alteração, você retira o ponto de quem havia ganhado e soma ele à sua nota (em caso de recurso deferido). Por exemplo, se a questão era de "certo e errado", e a banca colocou como "certo’, com a aceitação do recurso, a questão torna-se "errada". Quem tinha o ponto perde e quem havia marcado "errado" anteriormente, ganhará o ponto. Outra informação importante é que todos que marcaram a alternativa porventura alterada no recurso ganharão os pontos e não apenas quem recorreu.

Prazos

O candidato precisa estar atento aos prazos, pois eles geralmente são curtos, de dois ou três dias após a divulgação do objeto de recurso. Mas os prazos para recorrer dizem respeito a cada banca organizadora. É possível ver em algumas situações prazos de 10 dias. É necessário estar atento ao edital do seu concurso.

A fundamentação

A fundamentação do recurso tem que buscar ser o mais objetiva possível. O candidato deve buscar também a impessoalidade, de modo a não particularizar. Não é interessante utilizar termos como "por favor" e implorar aceitação. O candidato também deve evitar a identificação. Colocar a nota que recebeu não conta como identificação.

Sobre os recursos

  • Interpor recurso é uma das etapas do concurso
  • Objetividade é fundamental
  • Use recursos legais, baseados na forma da lei
  • Esteja sempre ciente do que diz no edital
  • Não implore pelo deferimento
  • Fique atento aos prazos
  • Procure usar sempre a impessoalidade

Esperamos que nossas dicas possam ajudar vocês. Nos mandem sugestões de quais dicas de concurso vocês querem por aqui.