A Prefeitura de Nova Iguaçu no estado do Rio de Janeiro, juntamente com a RBO Concursos suspendeu o concurso público para Guarda Municipal que teria provas aplicadas no próximo domingo, 22 de março. Foram 31.236 candidatos inscritos que concorrem a 200 vagas, sendo 100 para preenchimento imediato e 100 para formar um cadastro de reserva no cargo de Guarda Civil Municipal. Das 200 vagas, 30 serão para mulheres e 170 para os homens e haverá também reserva de 12 vagas para pessoas com deficiência.

O comunicado feito pela Secretária de Segurança de Nova Iguaçu: Em cumprimento as determinações do Ministério da Saúde, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Nova Iguaçu, no que tange as ações de combate ao Covid-19, a Secretaria de Segurança Pública de Nova Iguaçu informa que o Concurso da Guarda Municipal, previsto para o dia 22 de março, será adiado. Em breve divulgaremos um novo cronograma com a nova data de provas e demais procedimentos pertinentes a seletiva. Cabe lembrar, que essa tomada de decisão só reforça um dos preceitos da Guarda Municipal, que é proteger o patrimônio, e neste caso, o maior deles que é a vida humana.

O concurso

O concurso será composto por cinco etapas, sendo elas: prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame médico e investigação social e documental.

As provas objetivas serão compostas por 40 questões, sendo 10 de língua portuguesa, 05 de matemática e 25 questões de conhecimentos específicos. Esta, será avaliada na escala de zero a 100 pontos e terá caráter eliminatório e classificatório. Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 50.

Para o Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório, serão convocados os candidatos aprovados e com as melhores notas nas provas objetivas, na quantidade de 2,5 (duas e meia) vezes o número de vagas candidatos, incluindo os empatados com a mesma pontuação, além dos candidatos com deficiência inscritos na forma do Capítulo 5 e habilitados na forma do Capítulo 8 deste Edital, na quantidade equivalente a 5% (cinco por cento) do total de convocados para o TAF, de acordo com o respectivo cargo, com as maiores e primeiras pontuações da Prova Objetiva em sua lista específica, acrescidos dos candidatos deficientes empatados com a mesma pontuação.

Os candidatos considerados aptos no teste de aptidão física, serão submetidos à Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório. Nesta etapa o candidato será submetido será realizada por psicólogos credenciados pela Policia Federal, seguindo às exigências legais necessárias para o porte de arma de fogo, em cumprimento do disposto na Lei nº 10.826 de 22/12/2003, no art. 4°, inciso III, instrução normativa nº 001 DG/DFP, de 26/02/2004 e ordem de serviço nº 001 de 11/08/2004, que tratam da aferição de avaliação psicológica para aquisição e porte de arma de fogo, do Sistema Nacional de Armas, e será de caráter eliminatório.

Os candidatos considerados aptos no teste de aptidão física, serão submetidos ao Exame Médico. O exame médico terá caráter eliminatório e visa à aferição das condições gerais de saúde do candidato, por meio de exames clínicos, laboratoriais, de acuidade visual e auditiva, apresentados pelos candidatos e realizados às suas expensas, em vista das atribuições do cargo de Guarda Municipal - Classe III (Feminino/ Masculino).

Os candidatos considerados aptos no teste de aptidão física, serão submetidos à Investigação Social e documental. A entrega dos documentos para a investigação social será realizada em local, data e horário a ser definido, oportunamente, por meio de edital de Convocação, que será publicado na Imprensa Oficial do Município de Nova Iguaçu/RJ (Diário Oficial) e divulgado através da Internet no endereços eletrônicos da RBO Concursos e da prefeitura, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento, não podendo ser alegado qualquer espécie de desconhecimento.

Curso de Formação

O candidato para o cargo de Guarda Municipal - Classe III (Feminino/ Masculino), após a homologação da classificação final deste certame, na quantidade de acordo com a necessidade do Município de Nova Iguaçu e respeitada a ordem de classificação, será convocado para a realização do curso de formação de Guarda Municipal, de caráter eliminatório, onde se verificará sua aptidão para a função. O curso de formação obedecerá a matriz curricular nacional para a formação em segurança pública, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP do Ministério da Justiça, ministrado pela SEMSEG ou através de convênio com instituições públicas ou privadas.