O Cebraspe publicou na última quinta-feira, 12 de março, um comunicado informando que as provas objetivas e discursivas do concurso pública da Polícia Civil do Distrito Federal que ocorreriam no próximo domingo, 15 de março, foram canceladas. A nova data das provas ainda não foi publicada. A decisão foi tomada após a divulgação do Decreto nº 40.509, de 11 de março de 2020. Foram registradas 52.636 inscrições de candidatos que disputam as vagas de Escrivão de Polícia. As novas datas das etapas serão divulgadas pelo Cebraspe em um novo cronograma. Confira o comunicado.

O que diz o Decreto

Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, e dá outras providências. Considerando a classificação pela Organização Mundial de Saúde, no dia 11 de março de 2020, como pandemia do Novo Coronavírus, a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Distrito Federal. Veja o Decreto na integra.

O concurso

O concurso público da Polícia Federal pretende preencher 300 vagas para servidores e formação de cadastro de reserva no cargo de Escrivão de Polícia. A remuneração inicial da carreira é fixada em R$ 8.698,78, por jornada de trabalho de 40 horas por semana, sendo que durante o curso de formação o candidato receberá apenas auxílio financeiro de 50% da remuneração da classe inicial.

O Escrivão atua em atividade de nível superior necessárias aos inquéritos, termos circunstanciados, sindicâncias, processo administrativo disciplinar e demais serviços cartorários de apoio à autoridade policial, além de outras atribuições inerentes ao cargo.