Instituto Nacional de Ciências da Saúde da cidade de Curitiba no estado do Paraná, divulga edital do novo processo seletivo simplificado que pretende preencher 326 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior, pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os salários oferecidos variam entre R$ 1.362,00 e R$ 2.680,00, mais auxílio-alimentação e vale-transporte.

Vagas

As oportunidades são para funções que exigem nível médio, técnico e superior, distribuídas em cargos de Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Motorista de Ambulância, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança no Trabalho, Instrumentador Cirúrgico, Enfermeiro e Assistente Social.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas através do endereço eletrônico www.nossorumo.org.br até as 23h59min do dia 27 de novembro de 2019.

A taxa de inscrição custa R$ 44,00 para cargos de nível médio e técnico e de R$ 59,00 para superior.

Etapas

O processo seletivo terá prova objetiva com 30 ou 35 questões sobre língua portuguesa, matemática, conhecimentos específicos e políticas de saúde. As provas objetivas serão realizadas na cidade de Curitiba no dia 15 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação para as provas objetivas, o qual será publicado na Internet nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.incs.org.br as10 horas do dia 12 de dezembro.

A divulgação do gabarito provisório da prova objetiva será as 11 horas do dia 16 de dezembro pelo site de inscrição.

O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, prorrogável por mais dois anos, a contar da data da homologação do certame, a critério do Instituto Nacional de Ciências da Saúde.

Atribuições aos Cargos

Recepcionista

- Recepcionar os visitantes, clientes, fornecedores e demais pessoas, os encaminhando de forma correta;

- Orientar a pessoa que veio até a instituição com relação as normas e rotinas;

- Preencher corretamente as planilhas para controle de correspondência;

- Realizar o controle dos malotes e envio para os setores pertinentes;

- Manter constante relacionamento com as unidades para envio de documentos, malotes e ligações;

- Manter atualizada a planilha e o caderno de protocolo;

- Atender telefone e direcionar as ligações utilizando PABX;

- Manter a agenda telefônica atualizada;

- Participar das reuniões, treinamentos, sempre que solicitado pelo setor ou áreas pertinentes;

- Executar outras tarefas correlatas à área.

Técnico em Enfermagem

- Orientar e executar assistência de enfermagem aos usuários da instituição;

- Auxiliar nas atividades de planejamento, ensino e pesquisa da instituição inserida;

- Trabalhar em conformidade com as normas e procedimentos de biossegurança;

- Prestar assistência de enfermagem segura, humanizada e individualizada aos usuários, sob supervisão do Enfermeiro, assim como colaborar nas atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas na instituição;

- Auxiliar o superior imediato na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral, em programas de vigilância epidemiológica e no controle sistemático da infecção;

- Preparar usuários para consultas e exames, orientando-os sobre as condições de realização dos mesmos;

- Colher e/ ou auxiliar o usuário na coleta de material para exames de laboratório, segundo orientação;

- Realizar exames de eletro diagnósticos e registrar os eletrocardiogramas efetuados, segundo instruções médicas ou de enfermagem;

- Orientar e auxiliar os usuários, prestando informações relativas à higiene, alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde;

- Verificar os sinais vitais e as condições gerais dos usuários, segundo prescrição médica e de enfermagem;

- Preparar e administrar medicações via oral, tópica, intradérmica, subcutânea, intramuscular, endovenosa e retal, segundo prescrição médica, sob supervisão do Enfermeiro;

- Cumprir prescrições de assistência médica e de enfermagem;

- Realizar a movimentação e o transporte dos usuários de maneira segura;

- Auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência;

- Efetuar o controle diário do material utilizado, bem como requisitar, conforme as normas da instituição, o material necessário para a prestação da assistência à saúde do usuário;

- Controlar materiais, equipamentos e medicamentos, manter os mesmos e a unidade de trabalho organizada, zelando pela conservação e comunicando ao superior eventuais problemas;

- Executar atividades de limpeza, desinfecção, esterilização de materiais e equipamentos, bem como seu armazenamento e distribuição;

- Auxiliar na preparação do corpo após o óbito;

- Participar de programa de treinamento, quando convocado;

- Executar demais atividades inerentes à área de atuação, conforme solicitação do superior imediato;

- Executar outras tarefas correlatas à área.

Técnico em Radiologia

- Preparar materiais e equipamentos para exames de Radiologia: Raio X, Mamografia e Tomografia Computadorizada;

- Operar aparelhos médicos para produzir imagens e fotos funcionais como recurso auxiliar ao diagnóstico e terapia;

- Preparar usuários e realizar exames e radioterapia;

- Prestar atendimento aos usuários fora da sala de exame;

- Realizar as atividades segundo boas práticas, normas e procedimento de biossegurança e código de conduta;

- Assessorar e participar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;

- Organizar equipamento, sala de exame e material;

- Averiguar condições técnicas de equipamentos e acessórias;

- Calibrar o aparelho no seu padrão;

- Averiguar a disponibilidade de material para exame;

- Organizar câmara escura e clara;

- Planejar o atendimento: Adaptar agenda para atendimento de usuários prioritários; ordenar a sequência de exames;

- Receber pedido de exames e ou prontuário do usuário; cumprir procedimentos administrativos;

- Auxiliar no planejamento de tratamento radio proteção;

- Preparar o usuário para exame e ou radiologia e tomografia:

- Verificar condições físicas e preparo do usuário; providenciar preparos adicionais do usuário, retirar próteses móveis e adornos do usuário, higienizar o usuário;

- Realizar exames e ou radiológico;

- Solicitar presença de outros profissionais envolvidos no exame;

- Ajustar o aparelho conforme o usuário e tipo de exame;

- Adequar a posição do usuário ao exame; imobilizar o usuário, administrar contraste e medicamentos sob supervisão médica, acompanhar reações do usuário ao contraste e medicamentos, processar filme na câmara escura;

- Trabalhar com biossegurança; providenciar limpeza e assepsia da sala e equipamentos;

- Paramentar-se; usar EPI, oferecer recursos de proteção a outros profissionais presentes e acompanhantes, usar densímetro (medição da radiação recebida);

- Utilizar dosímetros;

- Orientar os usuários quanto ao uso de EPI;

- Efetuar estatísticas;

- Executar outras tarefas correlatas à área.

Instrumentador Cirurgico

Instrumentador cirúrgico controla e fornece instrumentos a médicos e enfermeiros durante um procedimento. Também prepara o ambiente operatório, monta e desmonta equipamentos, faz a assepsia dos materiais e desempenha atividades de auxílio à enfermagem.

Técnico em Segurança no Trabalho

- Atender os colaboradores, orientando sobre os procedimentos que envolvem o setor e esclarecendo dúvidas;

- Atender os colaboradores nas solicitações de entrega e conferência de EPI’s;

- Avaliar os equipamentos de proteção (EPI’s e EPC’s), emitindo laudos quando necessário;

- Organizar e controlar documentos relacionados à segurança e a saúde no trabalho da instituição;

- Elaborar documentos, Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) e Permissão para Trabalhos de Risco (PTR);

- Participar da elaboração e implementação do PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e do PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional;

- Realizar visitas nas dependências, quando necessário, a fim de verificar o andamento dos processos, garantindo a adequação dos mesmos;

- Executar outras tarefas correlatas à área.

Enfermeiro

- Receber o plantão e tomar as providências necessárias relativas às atividades administrativas e assistenciais;

- Checar todos os dias, em todos os turnos, os registros das salas cirúrgicas, SRPA, Arsenal, desinfecção de equipamentos;

- Checar diariamente identificação e validade das almotolias do setor;

- Checar diariamente identificação e validade da Cal sodada;

- Checar diariamente a disponibilidade de reserva de sangue para as cirurgias;

- Checar diariamente a disponibilidade de reserva de leitos em UTI para as cirurgias de alta complexidade;

- Solicitar o paciente da clínica ou UTI;

- Priorizar o atendimento aos pacientes, dependendo do grau de complexidade clínico e cirúrgico;

- Verificar materiais e equipamentos necessários ao ato cirúrgico;

- Verificar as condições do paciente admitido no setor;

- Ao admitir paciente no Centro Cirúrgico, verificar se todos os exames essenciais do paciente estão disponíveis;

- Acompanhar para que seja realizada a transferência do paciente em maca específica (maca trans);

- Checar preparo dos pacientes Checar distribuição dos técnicos de enfermagem por sala e especialidade;

- Verificar o agendamento das cirurgias em mapa específico e orientar a montagem das salas;

- Distribuir pacientes nas salas, conforme especialidade;

- Orientar e avaliar o uso adequado dos EPIs e EPC;

- Controlar o número de pessoas na sala durante o ato cirúrgico, bem como o trânsito desnecessário na mesma;

- Atuar em atendimento de emergência e coordenar tais situações;

- Sempre estar presente no início e término das cirurgias;

- Realizar a inspeção física do paciente no momento de sua entrada na SO;

- Colaborar no ato anestésico, caso haja necessidade; Certificar - se do correto posicionamento de cateteres, sondas e drenos;

- Checar resultados de exames laboratoriais realizados no trans - operatório;

- Prestar assistência de enfermagem ao paciente no término do procedimento anestésico - cirúrgico;

- Encaminhar o paciente juntamente com o circulante de sala até a SRPA;

- Liberar técnico de enfermagem para treinamentos internos sempre que solicitado;

- Participar das reuniões e treinamentos promovidos pela direção/ coordenação de enfermagem;

- Colaborar com a CCIH, através da notificação de ocorrências;

- Fazer com que as normas e regulamentos da instituição sejam cumpridos, assim como as instruções de trabalho da unidade;

- Desenvolver a Sistematização da Assistência Peri operatória;

- Avaliar o relacionamento interpessoal da equipe de enfermagem, comunicando a enfermeira supervisora qualquer problema detectado;

- Acompanhar todas as atividades dentro do setor, realizadas por técnicos de enfermagem, profissionais da higienização e limpeza, técnicos em radiologia, estagiários e visitas técnicas;

- Avaliar a qualidade dos serviços de enfermagem prestados no setor;

- Fazer cumprir as obrigações de cada técnico nas salas e em suas atribuições;

- Controlar para que todos os impressos referentes à assistência de enfermagem, do ato anestésico, boletim de sala, descrição do ato cirúrgico, solicitação de anatomopatológico e prescrição médica sejam corretamente preenchidos;

- Acompanhar e chegar a limpeza da sala de operações;

- Levar ao conhecimento da supervisão todas as anormalidades ocorridas durante o plantão, relacionadas aos pacientes, colaboradores, materiais e equipamento;

- Colaborar com o Serviço de Limpeza durante a execução de suas atividades;

- Prestar cuidados diretos de enfermagem, inerentes ao enfermeiro como: Sondagem Nasogástrica e enteral, sondagem vesical de demora e de alivio;

- Prestar assistência de enfermagem à pacientes graves e durante a transferência do mesmo à UTI, acompanhar o anestesiologista e o técnico de enfermagem;

- Realizar registro em livro de relatório de atividades;

- Acompanhar recebimento e entrega de materiais ao C.M.E;

- Realizar evolução de enfermagem no AEP de todos os pacientes;

- Respeitar e conhecer os instrumentos normativos do setor como instruções de trabalho, contrato de iteração de processos, políticas do hospital e outros que venham ser determinados;

- Participar de comissões do hospital indicados pela diretoria da área ou por meio de eleição;

Assistente Social

- Compor a equipe e ter habilidade de trabalhar em equipe multiprofissional, colaborando na construção do projeto terapêutico da unidade;

- Realizar a elaboração da lógica do território: conhecer, diagnosticar, intervir e avaliar a prática cotidiana, de acordo com as necessidades da população da região;

- Prestar atendimento aos usuários, levando em conta os diversos aspectos da constituição do sujeito, com abordagem psicossocial, através do desenvolvimento da clínica ampliada;

- Realizar orientação, encaminhamento e acompanhamento dos usuários quanto aos benefícios sociais, documentação, recursos da comunidade e outros;

- Participar de reuniões de equipe na unidade;

- Trabalhar com oficinas terapêuticas e atividades de inserção comunitária;

- Ter a responsabilidade em favorecer inclusão da população atendida nos diversos dispositivos sociais;

- Disponibilizar-se para trabalhar com famílias;

- Realizar visitas domiciliares, quando necessário;

- Representar a unidade em reuniões, aulas e outras atividades, quando solicitado pelo superior ou outro, no horário de trabalho;

- Promover e participar de ações intersetoriais com outras secretarias do poder público e sociedade civil, bem como com outros equipamentos da saúde, etc.;

- Trabalhar de acordo com as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), conforme as políticas públicas de saúde da Secretaria Municipal da Saúde e a Política Nacional de Saúde Ministério da Saúde;

- Executar outras tarefas correlatas à área.

Motorista de Ambulância

Conduz ambulância no transporte de emergência, zelando pelos pacientes e equipe médica. Faz a transferência de pacientes com ambulância simples e UTI seguindo as rotas, assim como, a manutenção e organização do veículo.

Auxiliar Administrativo

- Prestar suporte às atividades administrativas;

- Revisar documentos da área e solicitar assinatura quando necessário;

- Organizar os arquivos e documentos;

- Receber, levar, entregar e buscar documentos, providenciando os registros necessários;

- Realizar e atender chamadas telefônicas, anotar e enviar recados;

- Preencher corretamente as planilhas de controles;

- Digitar textos e planilhas, quando necessário;

- Atualizar as informações no que tange à sua área, de acordo com os controles existentes e orientações de seu superior imediato;

- Atender telefone e direcionar as ligações;

- Fornecer informações sobre a unidade, caso seja necessário;

- Participar de reuniões e treinamentos quando solicitado.

- Executar outras tarefas correlatas à área.

- Realiza pesquisa de satisfação dentro do hospital em na UPA.

- Compila os resultados das pesquisas gerando gráficos, direcionando as opiniões dos usuários para os setores responsáveis.

- Realizam atendimento do usuário, prestando todas as informações e sanando dúvidas recebem reclamações da ouvidoria, encaminham ao setor informado e devolvem a ouvidoria com a devida resposta.