A Polícia Civil do Pará (PC-PA) realizou provas objetivas do concurso para Delegado no dia 25 de setembro. Foram abertas 150 vagas e são 14.519 candidatos, 224 deles disputando as vagas reservadas a pessoas com deficiência.

É o segundo concurso da Polícia Civil do Pará em 2016, saiba como foram as provas para Investigador, Escrivão e Papiloscopista.

Update em 13/10: Após denúncias de suposta fraude, as provas realizadas em 25 de setembro foram anuladas. Novas provas serão realizadas até 27 de novembro.

O cargo de Delegado tem salários de R$ 12.250,00 e exige bacharelado em Direito. Dentre as atribuições da função estão: dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades administrativas e operacionais do órgão ou unidade policial sob sua direção; cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais da Polícia Civil; planejar, dirigir e coordenar, com base na estatística policial e no conhecimento produzido pela atividade de inteligência policial, as operações policiais no enfrentamento efetivo à criminalidade, na área de sua competência; exercer poderes discricionários afetos ao cargo que objetivem proteger os direitos inerentes à pessoa humana e resguardar a segurança pública e a justiça criminal; praticar todos os atos da polícia, na esfera de sua competência, visando à diminuição da criminalidade e da violência; zelar pelo cumprimento dos princípios e funções institucionais da Polícia Civil; zelar pelos direitos e garantias constitucionais fundamentais; instaurar e presidir inquéritos policiais e outros procedimentos administrativos no âmbito de sua competência, cabendo-lhe, privativamente, o indiciamento decorrente do livre convencimento jurídico penal, fundamentado nos elementos informativos de prova colhidos no Inquérito Policial; promover diligências, requisitar informações, determinar exames periciais, remoções e documentos necessários à instrução do inquérito policial ou outros procedimentos decorrentes das funções institucionais da Polícia Civil e manter o sigilo necessário à elucidação do fato e às investigações a seu cargo.

Saiba mais sobre o concurso

Provas

As provas objetivas, aplicadas em Belém, Marabá, Altamira e Santarém, são a primeira etapa de avaliação dos candidatos. Foram 80 questões de Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Civil/Empresarial, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Processual Penal, Medicina Legal e Legislação Especial; além de prova discursiva de peça processual.

Além dessa etapa, o concurso prevê prova de capacitação física, com convocação em 22 de dezembro e realização em 7 e 8 de janeiro de 2017; exame médico, com convação em 3 de fevereiro e realização entre 6 e 10 de março; exame psicológico, com convocação em 14 de abril e realização em 22 e 23/04; e investigação social e criminal, com convocação em 9 de junho e realização entre 3 e 7 de julho.

Gabaritos

O gabarito da prova objetiva e a chave de correção da peça processual saem a partir das 12 horas do dia 26 de setembro, pela Funcab. O prazo para interposição de recursos fica aberto entre os dias 27 e 28/09.

O resultado preliminar da etapa objetiva sai em 28 de outubro. A classificação definitiva, após todas as etapas, está prevista para 15 de setembro de 2017.

Curta nossa página no Facebook para mais informações e novidades. Comente, converse, troque ideias com outros usuários no chat abaixo.

Acompanhe abaixo a divulgação dos gabaritos: