O concurso público da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Paraíba, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 12 mil candidatos que disputam 400 vagas em cargos de nível médio e técnico. Do total de vagas 52 são para candidatas do sexo feminino e 348 vagas para homens. A remuneração dos aprovados e empossados será de R$ 1.617,20, mais 20% de adicional noturno por jornada de trabalho de 40 horas semanais, podendo ser ainda em regime de plantão de 12x36 horas e revezamento no período diurno e noturno.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 27 de outubro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabarito

O gabarito preliminar das provas objetivas serão divulgados nesta segunda-feira, 28 de setembro, através do site da organizadora.

Todos os candidatos aptos na prova objetiva, haverá prova de Títulos, de caráter classificatório. Os títulos deverão ser entregues por meio de cópias autenticadas em cartório, em envelope lacrado, devendo o candidato colar na parte externa do mesmo a capa de identificação, disponível no site da organizadora, exceto a parte do protocolo. A entrega poderá ser efetuada também por procurador, mediante apresentação de procuração original simples, assinada pelo candidato, acompanhada de cópia legível do documento de identidade e CPF do candidato. Deverá, ainda, ser apresentado documento de identidade original e CPF do procurador. A nota final dos títulos, de caráter classificatório, corresponderá à soma dos pontos obtidos pelo candidato, variando de zero a 5 pontos.

Participarão da prova de Capacidade Física todos os candidatos aptos na Prova Objetiva, exceto os candidatos que se declararam com deficiência. Esta, possui caráter eliminatório e tem por objetivo avaliar a agilidade, resistência muscular e aeróbica do candidato, consideradas indispensáveis ao exercício de suas atividades. O candidato convocado para esta etapa deverá apresentar-se munido de Atestado Médico nominal ao candidato, emitido com, no máximo, 30 (trinta) dias de antecedência da data da sua Prova, devidamente assinado e carimbado pelo médico, constando visivelmente o número do registro do Conselho Regional de Medicina do mesmo, em que certifique especificamente estar o candidato apto para realizar esforço físico.

Haverá também Exame Psicotécnico para fins de seleção de candidatos é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do(a) candidato(a) compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo, conforme resolução conselho federal de psicologia nº 002/2016. Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo- se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo. Os testes psicológicos abarcam também os seguintes instrumentos: escalas, inventários, questionários e métodos projetivos/expressivos.

Outra etapa é Investigação Social que tem como objetivo verificar se o candidato apresenta idoneidade moral e conduta compatíveis com as responsabilidades do cargo, nos termos da legislação vigente. A Investigação Social se pauta nos valores morais e éticos imprescindíveis ao exercício da profissão, cujas atividades visam a realização do bem comum, tais como patriotismo, o civismo, a hierarquia, a disciplina, o profissionalismo, a lealdade, a constância, a verdade real, a honra, a dignidade humana, a honestidade e a coragem. 

A nota final para a classificação para o Curso de Formação Profissional será a soma das notas finais das Provas Objetiva e Títulos, condicionada a aptidão nas fases: Prova de Capacidade Física - TAF, Exame Psicotécnico e Investigação Social.

Curso de Formação Profissional

Será realizado Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do IBADE. Este, terá carga horária de 152 (cento e cinquenta e duas) horas-aula, podendo ser realizado em dia útil ou não, em qualquer turno, a critério do IBADE, sendo as regras, critérios de aprovação, ementas e outras especificações pertinentes definidas mediante regulamento a ser publicado e divulgado aos candidatos na ocasião da matrícula.

Será eliminado do Curso de Formação Profissional e do Concurso Público o candidato que obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento). Após a aprovação no Curso de Formação Profissional será processada a classificação final dos candidatos. O resultado do Curso de Formação Profissional será publicado no site da organizadora.

O recurso será dirigido ao IBADE e deverá ser interposto no prazo de até dois dias úteis após a divulgação do gabarito preliminar oficial.

A nota final no Concurso Público será a soma das notas finais das provas objetiva e títulos, condicionada a aprovação em todas as fases do Concurso Público.

O prazo de validade do concurso será de um ano, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público