O concurso público da Polícia Militar do estado de Pernambuco, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 6 mil candidatos que disputam 80 vagas para Oficiais, sendo 60 para o cargo de Oficial da Polícia Militar e 20 vagas para Oficial do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE). A função exige curso superior de Direito para Oficial da PMPE e curso superior em qualquer área de conhecimento para Oficial do CBMPE, além de idade mínima de 18 e máxima de 28 anos, estatura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e de 1,60m para candidatas do sexo feminino, e Carteira Nacional de Habilitação válida, na categoria 'B'.

O concluinte do Curso de Formação de Oficiais, quando nomeado Militar do Estado na condição de Aspirante-a-Oficial, fará jus, durante o estágio probatório à remuneração de R$ 8.576,58. Quando da promoção ao Primeiro Posto do Oficialato, cargo de Segundo-Tenente PM/BM, de acordo com a legislação de remuneração vigente no Estado de Pernambuco, perceberá soldo no valor de R$ 9.007,56. Durante todo o processo seletivo, o candidato será submetido à investigação social, de caráter eliminatório.

As provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 12 de agosto, contaram com questões de múltipla escolha. A nota final desta etapa, será igual ao somatório dos pontos obtidos nas questões objetivas e na redação dissertativa. Somente serão corrigidas as redações dos candidatos aprovados nas questões objetivas da prova, e cujas classificações nessa parte da prova se situem até a do seiscentésimo melhor classificado nessa parte da prova para Oficiais PM, e que se situem até a do ducentésimo melhor classificado nessa parte da prova para Oficiais BM, incluindo aqueles que obtiverem nota igual à do último candidato classificado e respeitando a proporcionalidade da reserva de vaga.

Gabarito

O gabarito preliminar da parte objetiva da prova foi divulgado no endereço eletrônico da organizadora, no mesmo dia da realização das mesmas, 12 de agosto.

A classificação na primeira fase da primeira Etapa do Concurso será determinada pela ordem decrescente da nota obtida no Exame de Habilidades e Conhecimentos dos candidatos nele aprovados.

Serão convocados para a realização dos Exames Médicos, de caráter eliminatório, os trezentos e sessenta candidatos aprovados e melhor classificados para o Cargo de Oficiais PM e os cento e vinte candidatos aprovados e melhor classificados para o Cargo de Oficiais BM, na Primeira Fase do concurso. Este, de presença obrigatória e de caráter eliminatório, que avaliará as condições de saúde dos candidatos.

Os concorrentes habilitados nas etapas anteriores serão convocados para um teste de aptidão física, de caráter eliminatório e será aplicado em dois dias consecutivos, exclusivamente na Cidade do Recife, por comissão designada pelo IAUPE. Este, tem por objetivo avaliar a capacidade física do concorrente para realizar as funções inerentes ao cargo.

Outra etapa do certame, é a avaliação psicológica de caráter eliminatório, realizada exclusivamente na Cidade do Recife, que será aplicada por profissionais especializados em Psicologia, de acordo com os parâmetros exigidos. Esta, é um processo científico destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo. Assim, utilizará de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas, métodos, técnicas e instrumentos.

Serão considerados aprovados na primeira etapa do concurso apenas os candidatos que venham a ser considerados aptos em todas as fases da mesma. Todos os demais candidatos serão eliminados do concurso público.

Curso de Formação de Oficiais PM/BM

A Segunda Etapa do Concurso consistirá do Curso de Formação de Oficiais PM/BM, de caráter eliminatório e classificatório, sendo a sua execução a cargo da Secretaria de Defesa Social. Aonde, serão convocados para participar os sessenta candidatos para o cargo de Oficial da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e de vinte candidatos para o cargo de Oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). 

Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas ofertadas, serão convocados para a matrícula, considerando a ordem decrescente de pontos obtidos pelos candidatos no exame de habilidades e conhecimentos, desde que julgados aptos nos exames médicos, aptidão física e avaliação psicológica. 

O resultado final do Concurso será homologado através de Portaria Conjunta dos Secretários de Administração e de Defesa Social, publicada no Diário Oficial do Estado, na qual constarão duas relações de candidatos classificados, em ordem crescente de classificação, contendo o nome do candidato e pontuação final, respectivamente, a primeira contendo todos os classificados e a segunda contendo, apenas, os candidatos classificados pessoas com deficiência. Os candidatos deverão acessar o Diário Oficial do Estado.

O concurso da PM/PE será valido por dois anos, a partir da sua primeira homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público