O concurso público da Polícia Militar do estado de Pernambuco, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 81 mil candidatos que disputam 500 vagas para Soldado da Polícia Milita. Esta carreira exige nível médio, idade mínima de 18 e máxima de 28 anos (na data de inscrição no concurso), estatura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e de 1,60m para candidatas do sexo feminino, além de Carteira Nacional de Habilitação válida, na categoria 'B'. O salário será de R$ 2.819,88.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 26 de agosto, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 60 pontos, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 40% do total, sendo esses no mínimo 6 acertos em língua portuguesa, 4 em matemática, 4 em geografia, 4 em história e 6 em conhecimentos de direitos e garantias fundamentais.

Gabarito

O gabarito preliminar das provas objetivas, foi divulgado na mesma data da realização, 26 de agosto, através do site da organizadora.

A segunda etapa do certame será composta por exames médicos, de caráter eliminatório, aonde serão convocados para realização do mesmo, os três mil candidatos aprovados e melhor classificados na primeira fase do concurso, sendo eliminados todos os demais que não alcançarem essa classificação. Este, de presença obrigatória, avaliará as condições de saúde dos candidatos. As despesas com a realização dos exames de saúde serão custeadas pelos próprios candidatos.

Para a terceira fase, será aplicado um exame de aptidão física, de caráter eliminatório. Nesta etapa, serão convocados, apenas os candidatos que forem considerados aptos nos exames médicos. Os Candidatos convocados para tal fim deverão submeter-se ao exame, aplicado em dois dias consecutivos, exclusivamente na Cidade do Recife, por comissão designada pelo IAUPE, composta por profissionais formados em educação física com registro no Conselho Regional de Educação Física e não inscritos como candidatos. 

Já a quarta fase do concurso será composta pela avaliação psicológica, de caráter eliminatório. Esta, é um processo científico destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo. Para ser considerado apto o candidato terá que apresentar, em cada um dos testes, resultado mínimo de 25% de percentil conforme tabela geral de escolaridade de cada manual. Nos dois testes de Personalidade serão levantados aspectos quantitativos e qualitativos.

O candidato será submetido à Investigação Social, de caráter eliminatório, que averiguará as condições ético-morais do candidato, e será realizada pela Secretaria de Defesa Social - SDS, através da Ficha de Informações do Candidato (FIC). A secretaria de Defesa Social de Pernambuco poderá solicitar, a qualquer tempo durante a investigação social, outros documentos ou declarações necessários para comprovação de dados ou para o esclarecimento de fatos e situações envolvendo o candidato.

Serão considerados aprovados na Primeira Etapa do concurso apenas os candidatos de que venham a ser considerados aptos em todas as fases daquela etapa.

Curso de Formação

A Segunda Etapa do Concurso consistirá do Curso de Formação e Habilitação de Praças, de caráter eliminatório e classificatório, sendo a sua execução a cargo da Secretaria de Defesa Social. Serão convocados para participar da segunda etapa apenas os quinhentos candidatos habilitados na primeira fase.

Serão convocados para matrícula no Curso de Formação e Habilitação de Praças PM os Candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas ofertadas no Concurso Público, considerando-se para a convocação a ordem decrescente de pontos obtidos pelos candidatos na primeira fase.

O prazo para interposição dos recursos será de cinco dias úteis, tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data de ocorrência ou de publicação do resultado do respectivo evento.

O resultado final do Concurso será homologado através de Portaria Conjunta dos Secretários de Administração e de Defesa Social, publicada no Diário Oficial do Estado, na qual constarão duas relações de candidatos classificados, em ordem crescente de classificação, contendo o nome do candidato e pontuação final, respectivamente, a primeira contendo todos os classificados e a segunda contendo, apenas, os candidatos classificados pessoas com deficiência.

O concurso da PM/PE será valido por dois anos, a partir da sua primeira homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público