O concurso público da Prefeitura de Petrolina no estado de Pernambuco, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 14 mil candidatos que disputam 80 vagas, entre imediatas e cadastro de reserva, no cargo de Guarda Civil Municipal. A função de Guarda Municipal exige ensino médio completo, além de aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, idade mínima de 18 anos, entre outros requisitos. O salário oferecido pela prefeitura para a função é de R$ 3.261,48, por jornada de trabalho de 180 horas por mês.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 5 de maio, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos.

Gabarito

A divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas será nesta segunda-feira, 6 de maio, através do site da organizadora. 

A avaliação de Capacidade Física, terá caráter eliminatório e suas provas serão aplicadas exclusivamente na cidade de Petrolina - PE, sob a supervisão do IDIB, em datas, locais e horários a serem oportunamente divulgados mediante Edital de Convocação. Serão convocados para esta etapa, apenas os candidatos habilitados e mais bem classificados na prova objetiva. Esta, destinam-se à aferição da capacidade física do candidato e serão aplicadas por comissão designada pela IDIB, formada por pessoal de apoio técnico (árbitros credenciados e pessoal treinado) para os registros das marcas dos candidatos, e profissionais graduados em Educação Física que tenham registros no Conselho Regional de Educação Física, aos quais caberá, dentre outras funções, a coordenação e o acompanhamento do trabalho desse pessoal de apoio. Todo o processo será vistoriado pela Comissão Especial do Concurso Público e pela Secretaria Executiva de Segurança Pública.

Os candidatos aptos na prova de aptidão física, participarão da Avalição Psicológica, de caráter unicamente eliminatório. Esta, consistirá na aplicação e na avaliação de baterias de testes e instrumentos psicológicos científicos, que permitam identificar a compatibilidade de características psicológicas do candidato, com as atribuições do cargo. Nesta etapa, o candidato será considerado "apto" ou "inapto" conforme estabelecido no edital.

A quarta etapa do certame será composta pela Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório, que compreenderá exame médico e exame toxicológico, realizados pelo IDIB de acordo com este Edital e com normas e instruções que venham a ser estabelecidas no instrumento convocatório para esta fase do concurso. Os candidatos convocados para esta etapa deverão apresentar as requisições (exames, exames com laudo ou somente laudo), que deverão ser providenciadas às custas do próprio candidato.

Observando o princípio constitucional da moralidade, os candidatos serão submetidos a Investigação Social e Funcional, de caráter eliminatório, que será realizada sob a responsabilidade da Secretaria Executiva de Segurança Pública, da Prefeitura Municipal de Petrolina que poderá acionar outros órgãos de inteligência nos níveis estadual e federal.

Curso de Formação

O Curso de Formação Profissional será realizado pelo IDIB, terá caráter eliminatório e duração mínima de 476 horas, em obediência à matriz curricular nacional do SENASP, além de cumprir com o necessário para que o Candidato esteja, ao fim do curso de formação, apto para portar armas de fogo. Será regido por edital e regulamento próprios, que estabelecerão a grade curricular, o sistema de avaliação, a frequência mínima e as demais condições relativas ao curso. 

O Curso será realizado em tempo integral, em dois turnos diários, podendo incluir sábados, domingos e feriados e, ainda, horários noturnos. O candidato convocado para matrícula no curso deverá preencher a Ficha Eletrônica de Matrícula, imprimir e entregá-la no local indicado em data a ser divulgada no instrumento convocatório específico.

Os recursos deverão ser interpostos no prazo de até dois dias úteis, contados a partir da publicação no endereço eletrônico do fato que gerou o recurso.

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final, em lista de classificação por opção de cargo.

A validade do concurso será de dois anos, a contar da publicação da homologação do resultado final, podendo ainda ser prorrogado por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público