O Departamento de Trânsito do estado do Rio de Janeiro (DETRAN-RJ) está com concurso público em andamento para o preenchimento de 800 vagas em cargos de Assistente Técnico de diferentes especialidades.

Oportunidades são para candidatos com escolaridade de nível médio na função de Assistente Técnico com remuneração oferecida para os cargos fixada em R$ 1.550,01 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Relação de inscritos

São mais de 369 mil candidatos inscritos no concurso, distribuídos da seguinte forma:

- Assistente Técnico Administrativo: 98.573 candidatos disputando 112 vagas ( mais de 880 candidatos por vaga);
- Assistente Técnico de Identificação Civil: 119.561 candidatos disputando 222 vagas (mais de 538 candidatos por vaga);
- Assistente Técnico de Informática: 9.626 candidatos para 36 vagas (mais de 267 candidatos por vaga);
- Assistente Técnico de Trânsito: 141.495 candidatos na disputa por 430 vagas (mais de 229 candidatos por vaga).

Locais e datas de prova DETRAN-RJ

Confira o calendário de provas do concurso do DETRAN-RJ, sendo que os locais exatos da mesma encontram-se em anexo no edital de convocação:

- 15 de setembro de 2013: Assistente Técnico Administrativo e Assistente Técnico de Informática (já executadas);
- 22 de Setembro de 2013: Assistente Técnico de Identificação Civil;
- 29 de setembro de 2013: Assistente Técnico de Trânsito.

As alterações de locais de prova por parte dos candidatos foram feitas entre os dias 01 e 03 de julho, pois, foram incluídos 50 novos municípios para a realização das provas devido ao número excessivo. Confira a lista completa dos municípios:

Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Angra dos Reis, Teresópolis e Cabo Frio, Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Bom Jesus de Itabapoana, Cachoeiras de Macau, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba grande, Itaboraí, Itaguai, Itaocara, Itaperuna, Itatiaia, Japeri, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Nilópolis, Nova Friburgo, Paracambi, Paraíba do sul, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Queimados, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São João da Barra, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Seropédica, Tianguá, Três Rios, Valença e Vassouras.

Provas Detran-RJ

As avaliações do concurso do Detran do Rio de Janeiro se deram através de provas objetivas e redação para todos os cargos (locais e horários em anexo).

As provas objetivas foram compostas de 50 questões, cada uma valendo 02 pontos cada, sendo que, para ser aprovado, o candidato necessita de no mínimo 50 pontos (metade).

Os candidatos realizarão também prova discursiva, que valem igualmente 100 pontos. Para ser aprovado na etapa discursiva, o candidato necessita de no mínimo 30 pontos. Na etapa discursiva, foi exigido um texto dissetativo entre 20 e 30 linhas, sendo que cada erro contabilizará 5 pontos negativos na nota final do candidato.

Os recursos podem ser efetuados, através de datas e procedimentos descritos no edital do concurso. Das vagas oferecidas no certame, 20% são destinadas a candidatos negros e pardos e 5% para candidatos portadores de deficiência.

A validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração do Detran-RJ, sendo este o período o qual se dará as nomeações dos candidatos aprovados no concurso e constituintes do cadastro reserva.

Gabarito do DETRAN-RJ 2013

O gabarito das provas do concurso do Detran do Rio de Janeiro foi disponibilizado no dia posterior a cada etapa de aplicação das provas, ou seja, 16, 23 e 30 de setembro e estão disponíveis aqui, logo abaixo em primeira mão. Para facilitar o acompanhamento do concurso, curta nossa página no facebook e receba as atualizações e novidades deste concurso.

O resultado do concurso está previsto para 11 de novembro e também se encontrará aqui, assim que for disponibilizado, bem como os resultados finais e a classificação dos inscritos. Confira toda a documentação do concurso.