Mais de 22 mil candidatos com inscrições homologadas no concurso da Polícia Civil forma convocados para as provas objetivas que ocorreram no dia 08 de dezembro (último domingo) do concurso de Oficial de Cartório-RJ.

O concurso visa o preenchimento de 750 vagas do quadro de pessoal efetivo do órgão, para o cargo de Oficial de Cartório, função a qual exige formação de ensino superior em qualquer área, além de CNH na categoria B no mínimo, dispondo da remuneração mensal de R$2.871,98 por 40 horas semanais.

É válido ressaltar que das vagas oferecidas, 5% serão destinadas aos candidatos portadores de deficiências. Os candidatos inscritos no concurso serão avaliados por meio das seguintes etapas de avaliação:

- Provas objetivas: Elas são de caráter eliminatório e classificatório sendo aplicadas a todos os inscritos no concurso. Esta etapa se deu por meio de 100 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa, 20 de Conhecimentos Básicos de Informática e 50 de Conhecimentos Específicos. Cada questão vale 01 ponto (de 0 a 100 no totoal) e para ser aprovado o candidato necessita acertar no mínimo a metade das questões de cada disciplina individualmente.

- Prova de capacidade física: Esta etapa é de caráter eliminatório, sendo convocados para esta etapa apenas os candidatos aprovados nas provas objetivas (até a posição 1.500). Esta parte visa aferir a aptidão e a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências das atribuições do cargo, considerando-os aptos ou inaptos.

Os candidatos deverão realizar os seguintes exercícios físicos: Flexão em decúbito, flexão abdominal, corrida de resistência e corrida de velocidade para ambos os sexos.

- Exame psicotécnico: Esta etapa é de caráter eliminatório, sendo convocados para esta etapa, apenas os candidatos aprovados nas provas de aptidão física. O exame consistirá na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais dos candidatos, podendo ser aplicado coletivamente. Esta etapa considera o candidato apto ou inapto a exercer a função.

- Exame médico: É também de caráter eliminatório, visando aferir a saúde e a capacidade do candidato para suportar física e organicamente as exigências do Curso de Formação Profissional (CFP) e das atribuições do cargo.

- Curso de Formação Profissional: É de caráter eliminatório e classificatório destinado a preparação técnica necessária ao regular desempenho das atribuições do cargo, sendo convocados apenas os aprovados e classificados dentro do número de vagas oferecidas, observada a ordem de classificação.

Durante o curso de formação o candidato terá direito a 80% do salário total da função.

- Prova de Investigação Social: É eliminatória apenas.

Quem desejar interpor recursos quanto a alguma etapa de avaliação terá prazo de até 07 dias úteis, dependendo da etapa, para efetuá-lo, conforme o item 17 do edital de normas do concurso.

Gabarito

O gabarito do concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi divulgado logo abaixo na data de 10 de dezembro de 2013. O mesmo traz consigo as respostas corretas dos cadernos de provas, sendo possível então a verificação de acertos e notas preliminares dos candidatos no certame.

Os resultados deste concurso serão acompanhados pelo site e estarão postados logo abaixo na aba "resultado divulgado", assim que estes forem lançados pela organizadora do concurso, constando das notas.