Após registrar aproximadamente 17,5 mil inscritos em seu concurso público, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) aplicou no último domingo, 18 de maio de 2014, as provas escritas de sua seleção. Aplicação está a cargo da EXATUS, sendo esta a primeira etapa de avaliação do certame.

O edital de normas que foi lançado em 4 de maio de 2014 possui 120 vagas para o Curso de Formação de Oficiais. Função exige escolaridade de nível médio apenas entre outros requerimentos de altura e idade. Após graduado o candidato será efetivado como Policial Militar, na graduação de Aluno-Oficial PM, do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM).

Das vagas em aberto, um total de 20% é reservada para os candidatos afrodescendentes ou indígenas.

A seleção dos candidatos será feita por meio de 7 etapas distintas. A prova objetiva deste domingo será constituída de 80 questões valendo de 0 a 80 pontos em 8 diferentes disciplinas (1 pontos cada). Para ser aprovado o candidato deve somar ao menos 40 pontos e não zerar nenhuma etapa de avaliação.

A etapa de redação vale de 0 a 10 pontos e para ser aprovado deve-se somar ao menos 5 pontos. Lembramos que só serão corrigidas as reações dos 600 melhores classificados na etapa objetiva e cada parte valendo 50% da nota.

Haverá ainda Avaliação de Títulos, apenas de caráter classificatório, etapa a qual pode somara até 10 pontos na nota final dos inscritos.

Os aprovados e classificados dentro das 360 melhores notas passarão ainda por: Exame Antropométrico de caráter eliminatório; Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório; Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório; Exame Toxicológico, de caráter eliminatório; Exames Médicos, de caráter eliminatório e Investigação Social e Documental que ficará sob a responsabilidade da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O prazo para recursos é de 3 dias úteis e o mesmo deve ser efetuado pelo site da EXATUS, conforme descreve o item 17 deste edital (confira edital).

Cronograma

- Gabarito e caderno de questões 21/05/2014;

- Resultado provisório da prova objetiva e redação 09/06/2014;

- Resultado da prova objetiva e redação e convocação entrega de títulos 17/06/2014;

- Resultado provisório da avaliação de títulos 24/06/2014;

- Resultado dos títulos e classificação e homologação final 01/07/2014.

Gabaritos

Os gabaritos e cadernos de provas deste concurso serão divulgados até o dia 21 de maio de 2014, quarta-feira. Eles trazem as respostas corretas a todos os cadernos de avaliação para os inscritos então poderem quantificar acertos e notas preliminares.

Os resultados deste concurso estão sendo acompanhados por nós e postados na janela "resultado divulgado", em anexo. Curta nossa página no facebook para receber as atualizações deste concurso.