As provas do concurso da Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro foram aplicadas no último domingo, 07 de dezembro. O concurso público pretende preencher 100 vagas na classe inicial da carreira de Papiloscopista Policial do quadro permanente da Polícia do Estado, sob regime estatutário. A seleção será coordenada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O salário do cargo é de R$ 4.830,63.

Das 100 vagas abertas, 20 serão reservadas para os candidatos negros e índios e 5 para pessoas com deficiência. A função exige curso de nível superior em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B", entre outros requisitos divulgados no edital. O salário do cargo é de R$ 4.830,63 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório foram compostas de 100 questões de múltipla escolha, os conteúdos avaliados foram: português, conhecimentos básicos e informática.

Os candidatos aprovados nas provas de múltipla escolha serão convocados através de edital para a prova de capacidade física.

Serão convocados para exame psicotécnico através de edital os candidatos considerados aptos na prova de capacidade física. O Exame Psicotécnico consistirá na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais dos candidatos, podendo ser aplicado coletivamente. Para tanto, poderão ser utilizados testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e realizados por psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia.

Todos os candidatos aprovados no exame psicotécnico serão convocados através de edital para o exame médico de caráter eliminatório que visa aferir a saúde e a capacidade do candidato para suportar física e organicamente as exigências do Curso de Formação Profissional (CFP) e das atribuições do cargo. Acesse o edital de abertura do concurso.

Gabaritos

Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão disponibilizados no link abaixo assim que divulgados pela organizadora do concurso (IBFC). Os candidatos que desejarem interpor recursos contra os gabaritos preliminares terão o prazo de 02 dias úteis a partir da divulgação dos gabaritos preliminares. Os resultados do concurso serão postados na aba "Resultado Divulgado" conforme forem sendo divulgados pela banca organizadora do certame.