A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro aplicou as provas objetivas de seu certame para selecionar 6.000 Soldados Policiais. A etapa aconteceu no domingo, dia 31 de agosto, e foi a primeira, das 7  que compõem o concurso. As provas foram aplicadas nas cidades de Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis e Volta Redonda. De acordo com a organizadora, foram 105.458 candidatos inscritos, sendo 83.892 para vagas masculinas e 21.556 para vagas femininas. O instituto Exatus adiou a data da divulgação dos resultados em virtude da quantitade de recursos encaminhados à banca, por isso os resultados estarão disponíveis na janela abaixo somente no dia 07 de outubro.

O Exame Intelectual constou de Prova Objetiva e de Redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório e foram constituídas da seguinte maneira:

- A Prova Objetiva de Múltipla Escolha foi composta de 40 questões distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Sociologia, Geografia, Historia, Legislação de Trânsito, Informática e Direitos Humanos, sendo que cada questão conterá 4 alternativas com letras de A à D e com uma única resposta correta, totalizando um máximo de 40 pontos. Estará reprovado na Prova Objetiva de Múltipla Escolha e, consequentemente, eliminado do concurso o candidato que obtiver zero em qualquer disciplina e não atingir o mínimo de 50% na soma das notas.

- A Prova de Redação terá valor de 10 pontos e constituiu de tema que foi fornecido no momento da prova, devendo conter o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas, observando os critérios de Ortografia, Acentuação, Propriedade Vocabular, Morfossintaxe, Pontuação, Elementos de Coesão, Desenvolvimento do Tema, Tipologia Textual, Coerência Textual, Seleção de Argumentos e Construção de Argumentação. Foram corrigidas as redações dos candidatos aprovados na prova objetiva até o limite de 5 vezes o número de vagas oferecidas. Acesse aqui o edital normativo do concurso.

A Prova de Redação teve cunho eliminatório e classificatório, sendo eliminados do concurso os candidatos que obtiverem nota inferior a 50% do total de pontos atribuídos.

Estará aprovado no Exame Intelectual deste concurso o candidato que não zerar em nenhuma disciplina e obtiver o mínimo de 50% na soma das notas da prova objetiva e o mínimo de 50% da Prova de Redação.

Gabarito e Resultado

Os gabaritos preliminares das provas serão divulgados no dia 01 de setembro e serão publicados na janela abaixo, assim como os resultados do concurso, que serão postados na aba "Resultado Divulgado" conforme forem sendo divulgados pela banca organizadora. O prazo para interposição dos recursos será no máximo de 7 dias corridos, no horário das 9 horas do primeiro dia às 16 horas do último dia, ininterruptamente, contados do primeiro dia útil posterior à data de divulgação do ato ou do fato que lhe deu origem.

 Acompanhe o site e as atualizações da organizadora nesta página. Cadastre-se também no portal e comente seu resultado com discussão das questões no fórum abaixo.