O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) esteve com inscrições abertas de seu concurso público entre 10 de março a 11 de abril, registrando aproximadamente 6,5 mil inscritos homologados. Neste domingo, 01 de junho, é chegado o momento das avaliações objetivas aplicadas pela Vunesp.

São 22 vagas em aberto na função que exige graduação na área e três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em direito, dispondo de remuneração no valor de R$ 22.797,33. As pessoas com deficiência serão reservadas 5% das vagas.

A Prova objetiva deste domingo é de caráter eliminatório e classificatório, composta por 80 questões objetivas (divididas em 3 Blocos), valendo 0,125 cada, o que totaliza uma nota final de 0 a 10 pontos. Para ser aprovado o candidato deve acertar ao menos 30% das questões de cada Bloco e 60% no total da prova.

A segunda etapa do concurso será composta de provas escritas. A primeira prova escrita (duração de 5 horas) será discursiva, com 25 questões, valendo 0,4 cada, totalizando de 0 a 10 pontos. As provas práticas de sentença consistirão na lavratura de sentenças, uma de natureza cível e outra de natureza penal, com duração de 5 horas cada, também valendo de 0 a 10 pontos.

Aprovados em todas as etapas até o momento e classificados dentro do quantitativo de corte passarão por Exames de sanidade física e mental;

Exame psicotécnico e avaliação social; e Investigação social, todos de caráter eliminatório apenas.

A Prova oral (eliminatória e classificatória) será avaliada de 0 a 10 pontos e o mínimo ara aprovação é 6 pontos. E por fim haverá ainda Avaliação de títulos, que por sua vez é apenas classificatória, podendo somar pontos na nota final dos candidatos no concurso.

O candidato poderá interpor recurso, sem efeito suspensivo, no prazo de 2 dias úteis, contado do dia imediatamente seguinte ao ato que desejares contestar. Detalhes quanto aos recursos devem ser conferidos no item 17 deste edital.

Gabaritos

Os gabaritos deste concurso serão divulgados em 4 de junho de 2014, postados logo abaixo para consulta dos inscritos. Os resultados de cada etapa de provas, notas e classificação também estão sendo acompanhados por nós e serão postados na aba "resultado divulgado", em anexo.