O concurso da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aplicou no último domingo, 25 de janeiro, as provas objetivas do concurso que tem como objetivo o preenchimento de 22 vagas nos cargos de Consultor Legislativo, a função exige nível superior. O salário dos Consultores é de R$ 7.645,82 por carga horária de trabalho de 40 horas semanais, e 20% das vagas abertas serão reservadas aos candidatos negros e índios e 5% aos portadores de deficiência.

As vagas são para atuação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, Direito, Educação e Cultura, Esporte e Lazer, Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social, Indústria, Comércio e Turismo, Meio Ambiente, Obras Públicas, Infraestrutura e Urbanismo, Transportes e em qualquer área.

As provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório foram compostas de 120 questões de múltipla escolha divididas da seguinte forma: 10 questões de português, 10 questões de raciocínio lógico, 10 questões de informática, 10 questões sobre direito financeiro, 15 questões de administração pública, 5 questões de ética do servidor da administração, 10 questões sobre atualidades, 20 questões sobre legislação e 30 questões de conhecimentos específicos.

A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada apenas aos candidatos aprovados nas Provas Objetivas. A prova tem o objetivo de avaliar o conhecimento acerca do conteúdo abordado na questão, a capacidade de expressão na modalidade escrita e, ainda, a coerência, coesão, consistência, clareza e objetividade, bem como a utilização correta do vocabulário e das normas gramaticais em vigência. a prova discursiva constará de 3 questões dissertativas que poderão somar até 60 pontos. O candidato deverá responder a cada questão discursiva utilizando o mínimo de 15 linhas e o máximo de 30 linhas.

Somente serão avaliados os títulos dos candidatos aprovados na Prova Discursiva. A aferição dos Títulos terá caráter classificatório, com valoração máxima de 36 pontos, em conformidade com os critérios determinados no edital de abertura do concurso.

Gabaritos

Os gabaritos das provas serão divulgados na janela abaixo na terça-feira,27 de janeiro, e os resultados do concurso serão postados na aba "Resultado Divulgado" conforme forem sendo disponibilizados pela banca organizadora do certame. O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar da prova objetiva disporá de 02 dias úteis para fazê-lo, contados a partir do primeiro dia subsequente ao da divulgação do evento.