O município de Cachoeiras do Macacu, no Rio de Janeiro, realiza concurso visando à seleção de 150 Guardas Municipais. A divulgação do gabarito preliminar e dos cadernos de prova acontece em 4 de abril.

Mais de 4 mil candidatos disputam as vagas masculinas e femininas. São 3.424 homens disputando 135 vagas masculinas e 803 mulheres disputando as 15 vagas femininas.

A exigência para o cargo é de ensino médio completo e estatura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. Dentre as atividades do Guarda Municipal estão o estudo e o conhecimento da planta da cidade, guarda permanente dos logradouros e bens municipais, proteção e a defesa da população e de seu patrimônio e orientação à população sobre qualquer fato ou circunstância que lhe possa trazer prejuízo ou perigo.

A remuneração inicial da função é de R$ 1.161,00, mais gratificação por jornada de trabalho de 40 horas ou sistema de plantões com 24 horas e folgas de 72 horas.

Provas

No dia 2 de abril, os candidatos passaram por prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Legislação e Conhecimentos Gerais, além de redação composta de uma questão contendo entre 20 e 30 linhas.

Outras etapas de avaliação são o teste de aptidão física, de caráter eliminatório, a ser realizado em 28 de maio; avaliação psicológica, de caráter eliminatório, a ser realizada entre 10 e 11 de junho; e curso de formação, de caráter eliminatório, que terá convocação em 17 de julho.

Gabaritos

A divulgação do gabarito preliminar acontece em 4 de abril, juntamente com os cadernos de provas. Os candidatos interessados em interporem recurso terão os dias 4 e 5 de abril e deverão utilizar formulário próprio que será disponibilizado no site da Faepol.

O gabarito definitivo sai em 13 de abril, junto com o resultado preliminar da primeira etapa.

A validade do concurso será de dois anos a partir de sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período, caso haja interesse por parte da administração municipal.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado do concurso