O concurso público da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de três mil candidatos que disputam 37 vagas de Aluno-Oficial PM para admissão no Curso de Formação de Oficiais (CFO) com chances para candidatos do sexo masculino e feminino. Do total de vagas abertas, sete serão reservadas para os candidatos afrodescendentes ou indígenas. O salário para o posto de 2º Tenente PM é de R$ 7.132,52.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 10 de fevereiro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 80 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabarito

O gabarito oficial será disponibilizado no site da organizadora, nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, a partir das 12 horas.

No mesmo dia das provas objetivas, os candidatos realizaram uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, valerá 20 pontos e deveria ser desenvolvida em formulário específico, personalizado, fornecido junto com o cartão de respostas no dia da prova objetiva, sendo desidentificada pelo candidato, que deveria destacar o canhoto que contém seus dados cadastrais, sendo a folha da prova discursiva o único documento válido para correção. Será aprovado na prova discursiva o candidato que obtiver, no mínimo, 10 pontos.

Os candidatos aprovados nas provas objetivas e discursivas passarão por um exame antropométrico e teste de capacidade física, de caráter eliminatório. Este, tem por objetivo avaliar a agilidade, resistência muscular e aeróbica do candidato, consideradas indispensáveis ao exercício de suas atividades. Todos os avaliadores possuirão formação específica em Educação Física.

A etapa seguinte, será composta por um exame psicológico, de caráter eliminatório. Este, tem como objetivo aprovar os candidatos que possuam capacidade de raciocínio, habilidades específicas e características de personalidade compatíveis com a multiplicidade, periculosidade e sociabilidade das atribuições do cargo de Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e reprovar aqueles que apresentem características psicológicas incompatíveis com tais atribuições, de acordo com os parâmetros estabelecidos para o cargo em vigor na Corporação.

Haverá também exame de saúde, de caráter eliminatório, objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido para desempenhar as atribuições típicas do cargo. Após a realização desta etapa, conferência dos exames laboratoriais e complementares, o candidato será considerado apto ou inapto.

Serão convocados para a entrega da documentação para o Exame Social a Documental todos os candidatos considerados aptos nas etapas anteriores. O exame social e documental ficará a cargo do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), da PMERJ. O Exame Social é de caráter eliminatório, sendo o candidato nesta fase considerado Apto ou Inapto. Compreende o preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC), diligências, entrevistas, pedidos de informação e solicitação de documentos. Cabe ressaltar que, o exame ocorrerá independentemente de quaisquer fases do Certame. O Exame Social e documental se destina a examinar o perfil social do candidato sobre a vida pregressa e atual, no âmbito social, funcional, civil e criminal e a eventual existência de incompatibilidade pessoal deste para o exercício das funções inerentes ao Aluno Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, dada a natureza e o grau de responsabilidades pertinentes ao Aluno Oficial PM.

O recurso será dirigido ao IBADE e deverá ser interposto no prazo de até sete dias após a divulgação do gabarito oficial e da chave de correção da Prova Discursiva.

A nota final no concurso público será a nota final da prova objetiva, somada a nota final da prova discursiva, condicionada à aptidão no exame antropométrico/teste de aptidão física, no exame psicológico, no exame de saúde, e a indicação no exame social e documental. A classificação no concurso será feita mediante a nota decrescente da nota final obtida.

Somente será convocado para incorporação na PMERJ e matriculado no Curso de Formação de Oficiais (CFO 2017) o candidato aprovado em todas as etapas do concurso e classificado de acordo com o resultado final, respeitando-se o limite de vagas estabelecido no edital.

A validade do concurso será de 90 dias, a contar da homologação do mesmo, com a publicação da listagem de aprovados e classificados para matricula no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público