O concurso público da Prefeitura de Paraíba do Sul no estado do Rio de Janeiro, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de seis mil candidatos que disputam 67 vagas imediatas e formar cadastro de reserva em vários cargos de níveis superior, médio e fundamental na administração. Os salários oferecidos variam entre R$ 954,00 e R$ 6.033,85.

As oportunidades são para os cargos de Cirurgião Dentista, Fisioterapeuta, Médico Angiologista, Médico Cardiologista, Médico Generalista PSF, Médico Ginecologista/ Obstetra, Médico Infectologista, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista, Médico Pneumologista, Médico Ultrassonografista, Médico Urologista, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Advogado, Assistente Social, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Fiscal Sanitário, Auxiliar de Apoio Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Guarda Civil Municipal, Monitor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Motorista, Pedagogo, Professor I, Professor de Artes, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Matemática e Professor Português.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 13 de janeiro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 60 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos e não zerar nenhuma área de conhecimento.

Gabarito

O gabarito preliminar e os cadernos de provas, serão divulgados nesta segunda-feira, 14 de janeiro, no endereço eletrônico do Pró-Município.

Para os concorrentes aos cargos de nível superior haverá prova de títulos, de caráter classificatório. Esta, terá pontuação máxima de seis pontos com participação apenas dos candidatos aprovados nas provas objetivas. Os títulos foram recolhidos pela coordenação no dia 13 de janeiro de 2019, na própria unidade em que o candidato estiver realizando a prova objetiva. 

Os candidatos ao cargo de Guarda Municipal, passarão por um Teste de Aptidão física, de caráter eliminatório. Este, visa aferir a capacidade mínima necessária para suportar fisicamente as exigências necessárias para o desempenho das atribuições do cargo. Para a realização desta etapa será exigida do candidato a apresentação de atestado médico original, emitido há no máximo 30 dias antes da data de realização da respectiva etapa, confirmando que está em condições físicas de se submeter ao Teste e que, portanto, não é portador de qualquer enfermidade que impeça de se submeter a execução dos exercícios físicos.

Também para os concorrentes ao cargo de Guarda Municipal será aplicada a Investigação Social, de caráter apenas eliminatório. Para esta etapa os candidatos serão convocados por edital específico no site oficial do concurso. Nesta etapa, serão verificadas a idoneidade e a conduta ilibada do candidato, utilizando-se de metodologia aplicada à Investigação Social. Os documentos ou cópias entregues para fins de Investigação Social não serão devolvidas em hipótese alguma, constituindo-se em documentos do Concurso.

Para os candidatos aos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira e Motorista D/E, será aplicada uma prova prática de caráter classificatório e eliminatório. Esta, tem como objetivo verificar as qualidades práticas dos concorrentes para execução de tarefas referentes ao cargo concorrido. Os resultados das provas práticas, para os classificados nesta fase, serão afixados no site oficial da Prefeitura Municipal e no sítio da organizadora, não sendo possível o conhecimento do resultado via telefone, fax ou correio eletrônico.

Haverá avaliação Psicológica para os aspirantes ao cargo de Guarda Municipal. Este tem caráter eliminatório e concorreram apenas os concorrentes não eliminados nos exames médicos. Será considerado não recomendado e, consequentemente, eliminado do concurso o candidato que não apresentar os requisitos psicológicos necessários ao exercício do cargo ou que não comparecer ao exame.

Curso de Formação - Guarda Municipal

O Curso de Formação terá caráter eliminatório, será aplicado após a homologação do Concurso Público e ocorrerá apenas para os candidatos não eliminados em etapas anteriores, até o limite de 30 candidatos. Os candidatos selecionados para o Curso de Formação serão convocados por edital de convocação publicado no site oficial do Concurso Público e no site oficial da Prefeitura, em data posterior a homologação do Certame.

O Curso de Formação será realizado sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul/RJ, e durante a sua realização serão realizadas Avaliações que serão aplicadas no mesmo local de realização do Curso de Formação e comporão a nota do candidato nessa fase, perfazendo o total de 100 pontos.

Serão admitidos Recursos no prazo de 48 horas, em todas as decisões proferidas e que tenham repercussão na esfera de direitos dos candidatos.

A classificação final no Concurso Público será baseada na pontuação final obtida na prova objetiva (em caso de cargos com provas de títulos e práticas, a pontuação final será a somatória da nota prova objetiva com a nota da prova de títulos e/ou prática) e somente dos considerados habilitados conforme critérios de cada uma das fases classificatórias e eliminatórias.

A lista de classificação final será publicada no endereço eletrônico do PRÓ-MUNICÍPIO e da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul/RJ.

A partir da data de homologação do resultado final do Concurso Público, o candidato classificado poderá ser convocado, a critério da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul/RJ, através de telegrama e de edital de convocação, publicado no Diário Oficial do Município.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público