A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania do Rio Grande do Norte (SEJUC) realizou no domingo as provas objetivas do concurso público que irá preencher 571 vagas em cargo de Agente Penitenciário, sendo 451para os candidatos do sexo masculino e 120 para o sexo feminino.

O cargo de Agente Penitenciário exige nível superior em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B e idade entre 18 e 45 anos até 31 de dezembro de 2017. O salário do cargo é de R$ 3.153,74, por jornada de trabalho de 40 horas semanais, mais gratificações.

Das provas e gabaritos

As provas escritas objetivas, realizadas no final de semana, eram compostas por 100 questões divididas entre administração pública, direito administrativo, direito constitucional, direito penal, direitos humanos e tratamento penal, regime jurídico, estatuto dos servidores do RN e estatuto dos agentes penitenciários do RN, ética profissional, informática, lei de execução penal, língua portuguesa e redação oficial; Cada questão vale um ponto, podendo assim, o candidato somar no máximo 100 pontos. Para ser classificado o aspirante precisa alcançar no mínimo 50% de acerto nas questões. 

O gabarito preliminar da fase objetiva, foi divulgado ainda no domingo, no site da organizadora- www.idecan.org.br

Os candidatos aprovados na primeira fase serão convocados para a Avaliação de Aptidão Psicológica Vocacionada, no mesmo dia deverão realizar a entrega de laudos do Exame Toxicológico e certidões exigidos para a fase de Investigação Social. A data prevista para realização dessas, é de 16 a 18 de agosto. 

Após avaliação desses requisitos, os candidatos serão classificados em recomendados e não recomendados para exercer a função. 

Além disso, o concurso terá Teste de Aptidão Física de caráter eliminatório e será realizado na cidade do Natal/RN, no período provável de 25 a 28 de agosto de 2017, pelos candidatos aprovados e classificados na Prova Objetiva de Múltipla Escolha, com o objetivo de verificar se o candidato tem condições para suportar o treinamento a que será submetido durante o curso de formação. 

Após essas fases os 451 primeiros candidatos do sexo masculino, e as 120 primeiras colocadas do sexo feminino serão convocados para o curso de formação. Esse exige do candidato pelo menos, 90% da carga horária total e avaliação da aprendizagem, quem não obedecer esse percentual será excluído do processo seletivo.

O candidato que desejar interpor recursos a realização das etapas do processo, terá dois dias úteis aós a publicação do ato que discorada para encaminha seu pedido, exclusivamente no site da organizadora- www.idecan.org.br

A publicação do resultado final do concurso, e convocação para o Curso de Formação, será no dia 12 de setembro de 2017. 

O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.