O concurso público da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 12 mil candidatos que disputam 1.000 vagas no Curso de Formação de Praça da Polícia Militar (concurso PM-RN). Das vagas ofertadas pelo concurso, 938 serão para candidatos do sexo masculino e 62 para candidatas do sexo feminino. Ao ser matriculado no curso de formação de Praça, o aluno receberá uma bolsa no valor de R$ 954,00. Após a formação no curso, o soldado PM terá salário de R$ 2.904,00.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 23 de setembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 10 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos, devendo ainda obter o mínimo de 40% dos pontos em cada disciplina.

Gabarito

O gabarito oficial preliminar foi disponibilizado hoje, 24 de setembro no site da organizadora, www.ibade.org.br.

No mesmo dia das provas objetivas os candidatos realizaram uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, terá pontuação máxima de 10 pontos. A Redação deveria ser desenvolvida em texto dissertativo, sobre tema enunciado no caderno de questões, que versará sobre Segurança Pública, Defesa Social, Direitos Humanos ou Estado Democrático. O candidato que não tiver a Redação corrigida estará eliminado do Concurso, não tendo classificação alguma no Certame.

Os aprovados na redação e com inscrição definitiva participarão do exame de saúde. Este, de caráter eliminatório, objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação e para desempenhar as atribuições típicas do cargo e será realizada pela Junta Policial Militar de Saúde (JPMS). Após a realização do Exame de Saúde (anamnese), aferição de altura, IMC e conferência das vacinas, dos exames laboratoriais e complementares, o candidato será considerado "apto" ou "inapto". 

Após estarem aptos no exame de saúde, os concorrentes serão submetidos a um teste de aptidão física, de caráter eliminatório. Este, tem por objetivo avaliar a agilidade, resistência muscular e aeróbica do candidato, consideradas indispensáveis ao exercício de suas atividades. No dia do exame, o candidato apresentará além do Atestado Médico, o documento de identidade original e assinará a lista de presença. Para ser considerado apto o concorrente deverá realizar os exercícios no tempo e/ou nas repetições/distâncias exigidas para os mesmos, e obter o resultado apto em todos os exercícios.

Todos os candidatos considerados aptos no teste de aptidão física - TAF serão convocados para a Avaliação Psicológica, de presença obrigatória e de caráter eliminatório, a ser realizado nos dias locais e horários informados no ato da convocação. Esta, para fins de seleção de candidatos é um processo realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite identificar se o candidato preenche os padrões psicológicos exigidos e as características para um melhor desempenho da função.

Os concorrente aprovados na etapa de avaliação psicológica, serão convocados para a entrega da documentação para Investigação Social. Esta, tem como objetivo verificar se o candidato apresenta idoneidade moral e conduta compatíveis com as responsabilidades do cargo, bem como averiguar a vida pregressa e atual do candidato, quer seja social, moral, profissional, escolar e demais aspectos de vida em sociedade. A Investigação Social será realizada por Banca Examinadora, composta por profissionais na área de segurança, legalmente habilitados e designados pela Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

Os candidatos convocados para a entrega da documentação para a Investigação Social serão convocados para a Avaliação de Títulos. A documentação referente a esta etapa deverá ser entregue por meio de cópias autenticadas em cartório, em envelope lacrado, devendo o candidato colar na parte externa do mesmo a capa de identificação, disponível no site da organizadora. Não deverão, em hipótese alguma, ser enviados títulos originais, os quais não serão de responsabilidade do IBADE no caso de envio, bem com o não serão pontuados. Somente serão consideradas as cópias autenticadas em cartório.

O candidato poderá apresentar recurso, devidamente fundamentado, no prazo de até dois dias úteis após a divulgação do ator recorrido.

A classificação final para o Curso de Formação será a nota final da prova objetiva somada às notas finais da redação e da avaliação de títulos, condicionada a aptidão e/ou indicação nas etapas de exame de saúde, do teste de aptidão física - TAF, de avaliação psicológica e de investigação social.

Curso de Formação

Participarão do Curso de Formação os candidatos aprovados até a sexta etapa, dentro do número exato de vagas do edital de abertura do certame.

O Curso de Formação de Soldados PM (CFSd), de caráter eliminatório e classificatório, regular-se-á pelo respectivo plano de curso e pelas normas próprias, que serão divulgados através de edital específico de convocação para esta etapa, com frequência obrigatória e avaliação do aproveitamento.

Este, terá a duração de seis meses, em tempo integral. Durante esses meses o aluno-soldado PM fará jus a uma bolsa de estudo de remuneração mensal no valor equivalente a um salário mínimo vigente, conforme estabelece o Art. 31, parágrafo 7º da Constituição do Estado do Rio Grande do Norte.

A nota final no Concurso Público, utilizada para fins de classificação final dos candidatos, será aquela alcançada no Curso de Formação de Praças, conforme regulamento do Centro de Formação e aperfeiçoamento de Praças do PMRN.

Os candidatos aprovados no Curso de Formação serão ordenados de acordo com os valores decrescentes da nota final no Curso de Formação de Praças, observados os critérios de desempate descritos no regulamento do Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento.

A validade do concurso é de noventa dias, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração Pública Militar.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público