O Corpo de Bombeiros do Estado de Roraima (RR) está com concurso em andamento para preenchimento de 25 vagas em Curso de formação para Oficiais Combatentes Bombeiro Militar (QOCBM).

As oportunidades são para candidatos com ensino superior em qualquer área de formação, sendo 21 vagas para candidatos do sexo masculino e 4 para o sexo feminino. 

Os aprovados no certame terão direito a uma remuneração de R$ 4.113,36, mesmo durante o curso de formação.

As inscrições foram até a data de 10 de junho e as etapas de avaliação foi composras de: provas objetivas, exames médicos, exame de aptidão física (EAF), avaliação psicológica e investigação social.

Provas objetivas

As provas objetivas ocorreram em 14 de junho, no turno matutino em locais descritos no site da organziadora, (uerr.ediu.com.br) compostas de 100 questões, pré-dispostas da seguinte maneira:

- 15 questões de Língua Portuguesa;
- 15 questões de Raciocínio Lógico Matemático;
- 20 questões de Noções de Defesa Civil e Direito Ambiental;
- 15 questões de Conhecimentos Específicos (legislação);
- 10 questões de Física e química;
- 10 questões de Atualidades Gerais, História e Geografia;
- 10 questões de Noções de Informática.

Cada questão vale um ponto, sendo que para ser aprovado, o candidato necessita de nota mínima de 40 pontos.

Os recursos devem ser efetuados em até 02 dias úteis após a divulgação da etapa que o candidato deseja contestar, conforme detalhes e regras descritas no item 13 do edital de concurso.

Demais etapas

Além da etapa de provas objetivas, haverá ainda a etapa de exame médico, odontológico e toxicológico, etapa de avaliação psicológica, etapa de teste de avaliação física e etapa de investigação social. Estas etapas ainda terão datas a serem divulgadas. 

O Exame de Aptidão Física é para os candidatos aprovados nos Exame Médicos, odontológicos e toxicológicos e ocorrerá em datas ainda a ser divulgada.

O curso de formação terá a duração de no mínimo de três anos, e será realizado na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago APICS/RR e/ou outro local, de acordo com a necessidade da Administração Pública.

A validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, apenas uma vez, a critério do Governo do Estado. Para maiores informações, confira o edital do concurso.

Gabarito e resultado

O gabarito do concurso foi divulgado em 14 de julho e encontra-se abaixo. O mesmo serve para o resultado das demais etapas do concurso e resultado final, cada um em suas respectivas datas. Para facilitar seu acompanhamento, curta nossa página no facebbok.