A cidade de Boa Vista, em Roraima, realizou provas objetivas de processo seletivo no dia 23 de outubro. Mais de 7 mil candidatos concorrem às 99 vagas efetivas, mais formação de cadastro reserva, para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.

A escolaridade exigida para ingressar nas funções é de fundamental completo, além de residência no local de atuação para Agente Comunitário de Saúde. O salário inicial dos dois cargos é de R$ 1.054,56, por carga trabalho de 40 horas por semana.

O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (Pnab) e sob supervisão municipal, não sendo permitido desvio de cargo. Dentre as funções do Agente de Saúde, estão?: trabalhar com a descrição de família em base geográfica definida, a micro área; cadastrar todas as pessoas de sua micro área e manter os cadastros atualizados; orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; realizar as atividades programadas e de atenção a demanda espontânea; acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de riscos e vulnerabilidade de modo que as famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês; desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos de vigilância em saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade; entre outras. 

O Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado. Descrição Detalhada:Responsável por uma área de 800 a 1000 imóveis, visitados em ciclos bimestrais. Obrigação básica: descobrir focos, destruir e evitar a forma de criadouros, impedir a reprodução do Aedes Aegypti e orientar a comunidade com ações educativas. Realizar a pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índice e descobrimento de focos em locais infestados e em armadilhas e pontos estratégicos em locais não infestados; realizar a eliminação de criadouros tendo como método de primeira escolha o controle mecânico (remoção, destruição e vedação, etc.); executar o tratamento focal e perifocal como medida complementar ao controle mecânico, aplicando larvicidas autorizados conforme orientação técnica; orientar a população com relação aos meios de evitar a proliferação de vetores; tratamento focal e borrifações com equipamentos portáteis; utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual indicados para cada situação; repassar ao supervisor da área os problemas de maior grau de complexidade não solucionados; manter atualizado o cadastro de imóveis e pontos estratégicos da sua zona. Registrar as informações referentes ás atividades executadas nos formulários específicos; encaminhar aos serviços de saúde os casos suspeitos de doenças endêmicos; entre outras.

Provas

As provas objetivas foram compostas de 40 questões, divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Sistema Único de Saúde e Conhecimentos Específicos. É previsto ainda o Curso Teórico-Prático Introdutório de Formação Inicial, com duração de 40 horas para ambos os cargos. Serão convocados para o curso os candidatos aprovados e classificados até o número de vagas previstas para cada categoria de concorrência (ampla e PcD) e para cadastro reserva.

Gabaritos

O Idecan divulga os gabaritos preliminares da seleção a partir das 16 horas do dia 24 de outubro. O prazo para interposição de recursos administrativos fica aberto entre os dias 25 e 26/10, por meio do site da organizadora.

Segundo o edital do certame, os contratos dos aprovados no processo seletivo público vigorarão por prazo indeterminado. A validade para fins de convocação será de um ano a partir da data de homologação de resultado.

Curta nossa página no Facebook para mais informações e novidades. Comente, converse, troque ideias com outros usuários no chat abaixo.

Acompanhe aqui a divulgação do gabarito