O Concurso público da Polícia militar de Roraima, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 20 mil candidatos que disputam 400 vagas no cargo de Soldado PM 2ª Classe do Quadro de Praças Combatentes Policial Militar - QPCPM de Roraima. São 340 vagas para candidatos do sexo masculino e 60 vagas para candidatas do sexo feminino. O prazo agora vai de agosto a outubro de 2018.

Durante o período de formação o Aluno Soldado fará jus a bolsa de estudo para custeio de todas as despesas decorrentes do curso, bem como deverá providenciar aquisição de fardamentos, equipamentos, acessórios e material didático, exigidos para o Curso de Formação. Ao término do curso, os aprovados no Curso de Formação de Soldado PM, serão promovidos à graduação de Soldado PM 1ª Classe, e farão jus à remuneração de R$ 4.792,96.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 9 de dezembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 80 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 40 pontos.

Gabarito

A publicação do gabarito preliminar da prova objetiva, foi no domingo, 9 de dezembro, logo após o termino da mesma. 

Os candidatos convocados mediante edital específico, publicado em Diário Oficial do Estado e no site da UERR, para a 1ª Fase/2ª Etapa - Exames Médicos, Odontológicos e Toxicológico, de natureza eliminatória, (APTO OU INAPTO), deverão apresentar os Exames de Saúde (Médico), perante uma Junta Médica designada pela UERR, composta por profissionais com habilitação em Medicina, que avaliará as condições para ingresso no cargo de Soldado PM 2ª Classe do Quadro de Praças Combatentes da PMRR, através de exame clínico geral, nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia, odontológico, toxicológico e exames laboratoriais, exclusivamente, na cidade de Boa Vista - RR, em horário e local determinados quando da convocação do candidato.

Para o Exame de Aptidão Física - EAF serão convocados os candidatos considerados aptos nos Exame Médicos, odontológicos e toxicológicos. Esta, a consistirá em provas práticas, todas de caráter eliminatório, que verificarão a resistência aeróbica, adaptabilidade ao meio aquático, agilidade e a força muscular dos membros superiores e inferiores e do abdômen, de acordo com os padrões de condicionamento físico exigidos para o exercício das funções. 

Para a Avaliação Psicológica serão convocados os candidatos considerados aptos na 2ª etapa. A avaliação Psicológica terá por finalidade aferir traços de personalidade, aspectos cognitivos e adaptabilidade ao meio, controle emocional, não agressividade, resistência à fadiga, e identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o perfil profissional exigido para a carreira de militar estadual, onde será recomendado ou não para a investidura no cargo de militar estadual, sendo que na hipótese de não recomendação é vedado seu ingresso na quarta etapa do concurso.

O candidato que desejar interpor recursos poderá fazê-lo de acordo com as normas exigidas para cada etapa a ser recorrida.

A Classificação dos candidatos será feita por ordem decrescente do total de pontos, de acordo com o número máximo de classificados.

Serão convocados para a efetivação da matrícula no Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças Combatentes Policial Militar - CFSd QPCPM, os candidatos CLASSIFICADOS na Prova Objetiva e considerados APTOS nos Exames Médicos, odontológicos, toxicológicos e de aptidão física e RECOMENDADOS na Avaliação Psicológica e Investigação Social, dentro do número de vagas.

Curso de Formação

O Curso de Formação de Soldados será realizado na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago, ou e qualquer outro local designado para seu funcionamento e sob a Coordenação da Polícia Militar de Roraima. Serão convocados para esta etapa, os candidatos classificados e habilitados para tal, dentro do número de vagas estabelecido.

O curso terá a duração mínima de seis meses, incluindo o estágio operacional, em regime de dedicação exclusiva, tendo, inclusive, atividades noturnas, em finais de semana e feriados caso, atendendo o princípio da necessidade e do interesse público. A inclusão do candidato nas fileiras da PMRR, para fins de matrícula no Curso de Formação, de que trata este Edital, dar-se-á na condição de Aluno Soldado PM (Soldado PM de 2ª Classe).

O concurso público terá validade de dois anos, contados da data de homologação de seu resultado junto à Secretaria de Estado da Gestão Estratégica e Administração de Roraima, prorrogável uma única vez por igual período, a critério do Governo do Estado de Roraima.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público