A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC-RS) realizou no último domingo, 18/08/2013, a etapa de provas objetivas e discursivas de seu concurso público. O mesmo visa provimento de 700 vagas, sendo 350 para Inspetor da Polícia Civil e 350 para Escrivão da Polícia civil, funções que exigem nível superior em qualquer área de formação e carteira de habilitação categoria "B".

A lotação das vagas será em várias partes do estado, sendo que o concurso possui reserva de vagas para candidatos negros e pardos (16%) e portadores de deficiência (10%). Notícia divulgada no site da organizadora do concurso recentemente divulgou a abstenção (candidatos inscritos que não compareceram às provas) no concurso, que foi superior a 20%.

Etapas de provas PC-RS

São aproximadamente 14 mil candidatos inscritos no concurso, o que equivale a uma relação de 20 candidatos por vaga. Os mesmos serão avaliados por meio de provas objetivas, redação, capacidade física, sindicância de vida pregressa, exame de saúde, exame psicológico e curso de formação profissional.

As provas do último final de semana ocorreram em Porto Alegre-RS, nos 2 turnos. Na parte da manhã ocorreu a parte de prova objetiva, composta de 30 questões de língua portuguesa e redação entre 25 e 30 linhas. Na parte da tarde houve 50 questões de conhecimentos objetivos sobre noções de direito, informática e atualidades. Serão aprovados na etapa escrita candidatos com, no mínimo, 48 acertos na soma das provas, e que atinjam 18 acertos nas 30 questões da disciplina de português.

Os aprovados na etapa acima, serão convocados para etapa de exames físicos, sendo considerado "inapto" na Prova de Capacitação Física e, consequentemente, eliminado no concurso, o candidato que não alcançar o mínimo de 2 pontos em cada teste físico e média aritmética mínima de 3 pontos no conjunto dos 4 testes.

Qualificados até o momento, passarão por sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório apenas, e posteriormente exames de saúde e psicológicos de mesmo critério de avaliação.

Recursos podem ser efetuados em até 3 dias após a publicação da etapa que o candidato desejar contestar, devendo ser dirigido ao Presidente da Comissão de Concursos, entregue e protocolado na Divisão de Recrutamento e Seleção da ACADEPOL, Rua Comendador Tavares, 360, Bairro Navegantes, Porto Alegre-RS, CEP: 90.230-020.

Curso de Formação

Candidatos aprovados em todas as etapas, dentro do número de vagas previstas no edital, ingressarão no Curso de Formação Profissional, com duração mínima de 800 horas e frequência mínima de 90%. Aprovação no curso depende da obtenção de 70% de nota máxima do concurso. No Curso de Formação, os candidatos passarão por estágio probatório, recebendo R$ 2.827,28. Tabela de progressão de vencimentos dos cargos, prevê remuneração de R$ 5.500,00 em 2018.

A validade do concurso é de 2 anos - confira o edital para maiores informações.

Gabarito PC-RS

O gabarito das provas tanto para Escrivão, quanto para Inspetor, foi disponibilizado dia 20 de agosto de 2013, publicados logo abaixo. Iremos acompanhar as atualizações deste concurso, bem como as demais etapas de prova, divulgando seus resultados.

Para receber nossas atualizações, direto em sua linha do tempo, facilitando seu acompanhamento, curta nossa fan page no facebook.