A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) aplicou neste domingo as provas objetivas de seu concurso público. O objetivo do certame era selecionar 28 candidatos de nível superior em Direito, para o cargo de Defensor Público. Os salários oferecidos aos candidatos nomeados serão de R$ 19.383,88. De acordo com a organizadora do certame, foram 5.171 candidatos inscritos para prestar as provas.
O concurso foi constituído da realização de provas e análise de títulos, compreendendo 5 fases:
Primeira Fase, constituída de Prova com questões objetivas e de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório;
Segunda Fase, constituída de Provas com questões discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;
Terceira Fase, constituída de provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
Quarta Fase, constituída de prova de tribuna, de caráter eliminatório e classificatório;
Quinta Fase, constituída de prova de títulos, de caráter classificatório.
A Prova Objetiva, que constituiu Primeira Fase do Concurso, consistiu na resolução de 100 questões objetivas, com cinco alternativas cada uma, sendo 85 de Conhecimentos Jurídicos e 15 de Língua Portuguesa. Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, concomitantemente:
- no mínimo 60% de acertos na prova de língua portuguesa;
- no mínimo 60% de acertos na prova de conhecimentos jurídicos;
- no mínimo 25% de acertos em cada disciplina de conhecimentos jurídicos.
Gabaritos
Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados em breve na janela abaixo, assim como os resultados do concurso que serão postados na aba "Resultado Divulgado" conforme forem sendo disponibilizados pela banca organizadora. No primeiro dia útil após a publicação, iniciar-se-á o prazo de 3 dias para interposição de recursos quanto à divulgação dos Gabaritos Preliminares. Acesse aqui o edital normativo do concurso.