O Corpo de Bombeiros Militar do estado do Rio Grande do Sul (CBM-RS) realizou no domingo, dia 17 de dezembro, as provas objetivas do concurso público que servirá para preencher 450 vagas no curso de formação de Soldado de 1ª classe do Corpo de Bombeiro Militar (QPBM). No total foram 6.936 aspirantes inscritos no certame, que disputam as oportunidades de nível médio, com salários iniciais de R$ 3.760,54, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

O exame intelectual era composto por 50 questões objetivas, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática, 5 de direitos humanos e cidadania, 10 de legislação específica, 10 de conhecimentos gerais e 5 questões de informática. No total as 50 questões serão avaliadas de zero a 100 pontos, sendo aprovado o candidato que somar no mínimo 50% do total da nota. 

O gabarito preliminar do exame intelectual foi divulgado pela organizadora na terça-feira, dia 19 de dezembro. Já no dia 12 de janeiro foi publicado o gabarito definitivo da primeira fase, e  nesta quarta-feira, dia 17 de janeiro de 2018, foi divulgado pelo Diário Oficial do Estado o resultado final da primeira fase do certame. 

A segunda fase do certame será de exame de saúde, onde serão convocados por meio de edital específicos, os candidatos aprovados na primeira fase classificados entre os 2.000 primeiros. Essa etapa é de caráter eliminatório. 

A terceira fase será de exame de capacitação física, onde serão convocados os candidatos aprovados na fase anterior. Nessa etapa os candidatos serão classificados em aptos ou inaptos a seguirem na seleção; A quarta fase é de exame psicológico, sendo convocados os candidatos aprovados nas fases anteriores e classificados entre os 1.500 primeiros. 

Os aspirantes que desejarem poderão interpor recursos no prazo de três dias úteis após a divulgação do ato que gerou desacordo, devendo ser encaminhado no site da organizadora, devidamente fundamentado e seguindo as regras do edital;

Vencidas todas as fases do Certame e conhecidos os candidatos aprovados no Concurso Público, considerando-se o número de vagas disponibilizadas em Edital de Convocação, serão aqueles convocados por ordem de classificação geral e por cotas para a Posse do Cargo.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público