A Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul realizou no domingo, dia 17 de dezembro, os exames intelectuais do grande concurso público destinado ao preenchimento de 4.100 vagas de nível médio para ingresso de Praças de Polícia Ostensiva, Soldado de 1ª Classe da Brigada Militar do estado (QPM-RS). No total foram mais de 35.500 aspirantes inscritos para as vagas que oferecem salários iniciais de R$ 3.760,54 por jornada de 40 horas semanais. O concurso será coordenado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - FUNDATEC, e 16% das vagas serão destinadas para as pessoas negras ou pardas.

O exame intelectual realizado no final de semana, era composto por 50 questões de múltipla escolha, das áreas de língua portuguesa, matemática, direitos humanos e cidadania, legislação específica, conhecimentos gerais e informática. Essa etapa é de caráter eliminatório e classificatório, sendo avaliada de zero a 100 pontos. Serão considerados aprovados o para a seguinte fase os aspirantes que somarem no mínimo 50% do total de pontos e não zerarem nenhuma área de conhecimento do exame. 

A segunda fase do certame será de exame de saúde, quando os 8.000 candidatos aprovados e com melhor nota, serão convocados a participar.  Essa etapa é de caráter eliminatório. Os candidatos convocados para a terceira fase do certame, que é de exame de capacitação física, serão classificados em aptos ou inaptos a exercer a função. A quarta fase será de exame psicológico, onde serão convocados os candidatos classificados até a posição 6.500. 

As interposição de recursos no certame serão aceitas no prazo de três dias úteis após a divulgação do ato que gerou desacordo, devendo ser feitas no site da organizadora, devidamente fundamentada e seguindo as instruções presentes no edital. 

Na terça-feira, dia 19 de dezembro, forão comunicados os gabaritos provisórios das provas, pelo site www.fundatec.org.br, já os gabaritos definitivos no dia 12 de janeiro,  e a lista de resultado foi divulgada nesta quarta-feira, dia 17 de janeiro de 2018, no Diária Oficial do Estado.

A validade do concurso será de dois anos, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final do concurso, podendo ser renovado por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público