O Instituto-Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul (IGP-RS) realizou no final de semana as provas objetivas do concurso público que servirá para preencher 106 vagas e formar cadastro de reserva em vários cargos de ensino médio e superior no quadro de pessoal do órgão, sob o regime estatutário. Cerca de 7,1 mil candidatos realizaram as provas. 

O salário será de R$ 3.053,81 para os cargos de nível médio/técnico e de R$ 9.556,78 para nível superior, todos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As provas objetivas eram compostas por 80 questões, sendo 40 de Conhecimentos Específicos e 40 de Conhecimentos Gerais, envolvendo matérias de Biologia/Química/Física; Medicina Legal; Criminalística; Língua Portuguesa; Legislação Aplicada; Informática e Noções de Administração para o cargo de Técnico em Perícias. No total essa prova valerá 100 pontos, sendo cada questão de conhecimentos especifico 1,5 pontos, e cada questão de conhecimentos gerais 1 ponto. Para ser aprovado o candidato preciso somar no mínimo 50% dos pontos da prova.

Serão convocados para avaliação psicológica os candidatos aprovados na primeira fase e com colocação entre cinco vezes o número de vagas oferecidas no concurso, através de edital divulgado pela empresa organizadora no dia 15 de agosto. Essa será de caráter eliminatório, e realizada em duas etapas: coletiva, nos dias 26 e 27/08, e individual, entre os dias 28/08 e 06/09. 

Quem for considera apto na avaliação psicológica, será submetido à Sindicância de Vida Pregressa, Investigação Social e Funcional, de caráter eliminatório, convocados, a critério da Administração do IGP-RS, por rigorosa ordem de classificação, para o preenchimento das vagas declaradas no edital. A sindicância consistirá na coleta de informações sobre a vida pregressa e atual, a conduta individual, social e profissional do candidato.

A classificação final deste Concurso Público resulta da aprovação em todas as 3 fases: candidatos aprovados na Prova Teórico-objetiva, aptos na Avaliação Psicológica e indicados na Sindicância de Vida Pregressa.

O concurso terá validade de 2 anos, contado da publicação das respectivas homologações definitivas dos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do IGP-RS.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público