A Polícia Civil do estado do Mato Grosso do Sul (PC-MS), realizou no final de semana as provas objetivas de um dos editais que está em aberto. O certam visa preencher 30 vagas para o cargo de Delegado de Polícia, com remuneração salaria inicial de R$ 14.978,26. Mais de 10,5 mil candidatos participam do certame. 

A seleção de Delegados se dará por meio de prova objetiva, prova dissertativa, avaliação médico-odontológica, avaliação de aptidão física, avaliação psicológica, prova de títulos. Investigação social, prova oral e ainda curso de formação policial. 

A prova escrita objetiva foi realizada no domingo, dia 20. Os candidatos tiveram 5 horas para responder 100 questões, divididas em três grupos por área de conhecimento, sendo o primeiro grupo composto por questões de língua portuguesa, o segundo grupo por questões de diversas áreas do Direito e o terceiro grupo com questões de legislação institucional, Medicina Legal e Criminologia. Para ser aprovado o candidato precisa somar no mínimo 70 % dos pontos do segundo grupo e 60% de pontos nos outros dois. No total, a nota máxima será de 100 pontos. 

O Gabarito Oficial Preliminar da Prova Escrita Objetiva será divulgado por edital no Diário Oficial do Estado, e nos endereços www.imprensaoficial.ms.gov.br, www.fapems.org.br e www.acadepol.ms.gov.br, na quarta-feira, dia 23. 

Os 750 primeiros classificados na primeira fase serão convocados para prova de títulos, de caráter unicamente classificatório, com nota máxima de 10 pontos. 

No dia 20 de setembro os candidatos serão convocados para prova discursiva, que vede ser realizada no dia 01 de outubro, no município de Campo Grande. Essa terá duração de 5 horas e poderá abordar questões de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Direito Civil, Legislação Institucional, Medicina Legal e Criminologia. A nota máxima nessa fase é de 100 pontos, e será classificado o candidato que atingir no mínimo 70% da nota. 

Além disso, no dia 17 de outubros os candidatos serão convidados para avaliação médico-odontológica, de caráter exclusivamente eliminatório. No dia 21 de novembro, os que não foram eliminados da seleção serão convocados para Avaliação de Aptidão Física, onde serão classificados em aptos ou inaptos a exercer a função. No dia 08 de dezembro, será divulgado a lista dos candidatos que passaram para a fase de Avaliação Psicológica. E ainda, prova oral com data prevista para 17 de fevereiro de 2018, fase de investigação social, no dia 19 de fevereiro, valendo 100 pontos, e como última fase do certame, no dia 27 de fevereiro os candidatos serão convocados para realização da matrícula no Curso de Formação Policial.

O curso deve iniciar no dia 26 de março e acabar em 26 de junho, só assim no dia 06 de julho será divulgado a lista de classificação final e homologação do resultado. 

A validade do certame será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do governo do estado. 

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público